Controladoria E Sistemas De Informações Contábeis
Pesquisas Acadêmicas: Controladoria E Sistemas De Informações Contábeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KLEBERADMAUDITOR • 31/10/2014 • 5.269 Palavras (22 Páginas) • 295 Visualizações
SUMÁRIO
1. Introdução------------------------------------------------------------------------------ 04
2. Desenvolvimento---------------------------------------------------------------------- 04
3. Etapa 1---------------------------------------------------------------------------------- 05
4. Etapa 2---------------------------------------------------------------------------------- 09
5. Etapa 3---------------------------------------------------------------------------------- 17
6. Etapa 4---------------------------------------------------------------------------------- 22
6. Conclusão------------------------------------------------------------------------------ 25
7. Referências---------------------------------------------------------------------------- 25
Introdução
A Controladoria pode ser definida, como a unidade administrativa responsável pela utilização de todo o conjunto da Ciência Contábil dentro da empresa. Como a Ciência Contábil é a ciência do controle em todos os aspectos temporais - passado, presente, futuro, e como a Ciência Social exige a comunicação de informação, no caso a econômica, à Controladoria cabe à responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar todo o ferramental da Ciência Contábil dentro da empresa, nas suas mais diversas necessidades.
A Contabilidade é considerada a ciência que estuda e enuncia as leis do controle econômico das empresas de todas as classes e deduz as normas oportunas a seguir para que esse controle seja verdadeiramente eficaz, persuasivo e completo. Considerada em sua manifestação prática, é a aplicação ordenada das normas. (Fábio Besta apud D" Amore, p. 51)
Em conceitos práticos dizemos que, para existir controle precisamos de sistemas confiáveis e de pessoas qualificadas, que se adéquam a necessidade de cada organização, evitando informações inexatas, em comparação com o que está fisicamente na organização. Os sistemas homologados são mais recomendados para evitar o descontrole e perda de ativos.
Vamos ver neste trabalho varias ferramentas para acompanhamento de resultado para a melhor tomada de decisão que trará mais rentabilidade para as empresas.
Visão Geral da Empresa: Missão, Crenças e Valores
Declaração de missão da empresa visa comunicar interna e externamente o propósito da organização e do seu negócio. Ela deve ser breve e reunir em poucas palavras as atividades da empresa, os mercados que quer atingir, os produtos e serviços que quer fornecer à comunidade, de sua diferenciação e o seu papel em relação a seus concorrentes e às principais conquistas que a empresa quer atingir.
A missão de uma empresa resumidamente visa levar seus produtos ou serviços aos clientes e cada organização com o propósito de atender as necessidades humanas. Em uma empresa que vende Bebidas, sua missão seria, entregar com qualidade, rapidez, para as pessoas que bebem nosso produto, o apreciando em seus momentos de lazer.
As metas correspondem aonde à empresa quer chegar, por exemplo: "Queremos ser líder do mercado Nacional".
Os objetivos são demonstrados em números e estão relacionados diretamente com as metas: "Queremos ter 70% do mercado Nacional".
A declaração de valores é um conjunto de crenças e princípios que orientam as atividades e operações de uma empresa, independentemente de seu porte. A marca da empresa é apreciada pelos clientes internos e externos (funcionários e Clientes), é um lugar que todos gostariam de trabalhar e onde o seu produto tem aceitação no mercado, em consequência os resultados positivos para ambas as partes.
Entrevista
A missão da Controladoria é dar informações precisas e orientar como esta a situação econômica e onde podemos chegar, seguindo os princípios da contabilidade. Controlar, informar, influenciar, para assegurar a eficácia da empresa, sabendo da responsabilidade que tem a Controladoria de fazer acontecer o planejado. Temos como meta a insatisfação constante com os resultados e objetivo de sempre melhorar o resultado anterior, seja ele receita ou despesas, temos que aumentar ou reduzir e para isso contamos com um sistema sólido que atende ao processo.
O Controller é um profissional da área contábil capaz de entender todos os processos de uma organização, financeiro, operacional, e comercial. Através dos relatórios se interpretam os dados, que impele a administração rumo a decisões lógicas e compatíveis com os objetivos. Com esses relatórios evita -se gastos desnecessários, melhoramos o fluxo de caixa, e com isso aumentamos o poder de pagamento, evitando pagamento de juros e outras despesas onerosas. O Controller elabora o orçamento, defini as metas e são criadas as alçadas para cada um dos usuários da organização. Também é responsável pela estruturação do sistema de informação, e os seus maiores desafios são Planejar, executar e mais ainda controlar, porque isso vai manter a harmonia das informações em todas as áreas da organização.
Quanto ao desejo de implantar um setor de controladoria penso:
1- Disseminar o objetivo para a equipe de gestores e solicitar apoio.
2- Contratar uma consultoria para acompanhamento da implantação.
3- Avaliar bem o sistema de gestão, se possibilita apoio gerencial quanto a relatórios;
4- Ter equipe preparada e especializada na área;
5- Avaliar a real necessidade de ter um departamento e qual será a importância deste;
6- Não tenha medo da mudança, pois ter os dados gerenciais com agilidade e rapidez, poderá te gerar resultado no futuro;
Auditoria
A auditoria interna é uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo. A ausência de controles adequados
...