Controles Contabeis
Trabalho Universitário: Controles Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlajanaine • 4/5/2014 • 514 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
Para fazer os trabalhos no campo o auditor necessita avaliar o sistema de controle interno da empresa auditada, para determinar a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditório. Para fazer esta avaliação ele executa os seguintes passos.
- Levanta o sistema de controle interno.
- verificar se o sistema levantado é o que esta seguindo na pratica.
- Avalia a possibilidade de o sistema revelar de imediatos erros e irregularidades.
- Determinar o tipo, data e volume dos procedimentos de auditório.
O sistema de controle interno deve filtros possíveis erros de formas imediata. Os trabalhos de auditório são mais eficazes para evitar irregularidades administrativas e financeiras.
Os controles internos existem para que haja maior controle da evasão de divisas se os controles internos são desorganizados os dirigentes nem percebem que o dinheiro sumiu.
O controle interno é nada mais que um conjunto de métodos e rotinas que se objetivam proteger os ativos através de controles contábeis e administrativos.
A administração da empresa é responsável pela implantação e pelo controle da execução dos controles internos, verificar se eles estão sendo executados quanto a responsabilidade, na empresa deve-se estar quaro quais as responsabilidades de cada um, de preferência por escrito.
As rotinas internas devem ser definidas em um manual de organização e o ideal é que cada função tenha um check-list onde o funcionário possa controlar e não se esquecer de suas tarefas este formulário deve ser preenchido e assinado para posterior conferencia.
É importante que o acesso aos ativos da empresa seja restrito ao mínimo possível de funcionários e que a empresa tenha um bom sistema de vistoria, guarita para evitar desvios do ativo. A segregação de funções existe para que uma pessoa que tenha acesso ao ativo não tenha acesso aos registros contábeis com objetivo de evitar fraude. O confronto entre os ativos e os registros contábeis deve ser periódico para descobrir desfalques inadequados do ativo. Outra ferramenta importante do controle interno é a amarração do sistema, onde essa operação realizada na caixa emita relatórios para setores financeiros, contas a pagar e contabilidade.
O sistema de controle interno para que seja realmente eficiente, necessita de alguém que o controle periodicamente e este é o trabalho do auditor interno.
Deve-se lembrar que o custo do controle interno não pode recuperar os benefícios que ele trará sob pena de ser inviável. O controle interno possui algumas limitações como o coluio de funcionários, a falta de instrução é a negligencia dos mesmos.
Os desfalques que ocorrem na empresa podem ser de duas qualidades. Temporárias e permanentes. Os desfalques temporários ocorrem quando o funcionário tem acesso aos ativos da empresa, se apodera deles sem alterar os registros contábeis.
O sistema do controle interno deve sofrer testes de observância para detectar se ele esta sendo realmente utilizado e da forma correta.
Quando se avalia o sistema de controle interno visa-se determina erros ou irregularidades, se este sistema detectar os erros de imediato onde as faltas de controle possibilitam erros e ao final
...