Documentos Contábeis
Ensaios: Documentos Contábeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandita3010 • 5/10/2012 • 2.723 Palavras (11 Páginas) • 1.176 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
CHEQUE 2
TIPOS DE CHEQUE 3
NOTA FISCAL 5
REQUISITOS PARA EMISSÃO DE NOTA FISCAL 5
TIPOS DE NOTA FISCAL 6
CUPOM FISCAL 9
FATURA 10
DUPLICATA 11
NOTA PROMISSÓRIA 12
RECIBO 14
TIPOS DE RECIBOS 14
REQUISIÇÃO DE MATERIAIS 15
CONCLUSÃO 16
BIBLIOGRAFIA 17
INTRODUÇÃO
Documento contábil é aquele utilizado para possibilitar a escrituração contábil, mas, e principalmente para provar a regularidade de todas as operações da empresa.
Os principais documentos contábeis são:
• Notas de compra/ serviços
• Notas de vendas/ serviços
• Extratos bancários
• Duplicatas pagas
• Comprovantes de despesas/ custos
• Cópias de cheques
• Comprovantes de débitos e créditos bancários
• Outros documentos contabilizados
Dentro deste contexto, o trabalho objetiva contribuir com o conhecimento de alguns documentos contábeis, conceituando e exemplificando cada documento ressaltando a importância da documentação contábil para a entidade e para sociedade.
CHEQUE
O cheque é uma ordem de pagamento, confeccionada em papel sobre fundos depositados pelo emitente do cheque em sua conta bancária.
A operação com cheque envolve três agentes:
• o emitente (emissor ou sacador), que é aquele que emite o cheque;
• o beneficiário, que é a pessoa a favor de quem o cheque é emitido;
• o sacado, que é o banco onde está depositado o dinheiro do emitente.
O cheque é uma ordem de pagamento à vista, porque deve ser pago no momento de sua apresentação ao banco sacado. Contudo, para os cheques de valor superior a R$ 5 mil, é prudente que o cliente comunique ao banco com antecedência.
O cheque é também um título de crédito para o beneficiário que o recebe, porque pode ser protestado ou executado em juízo.
No cheque estão presentes dois tipos de relação jurídica: uma entre o emitente e o banco (baseada na conta bancária); outra entre o emitente e o beneficiário.
TIPOS DE CHEQUE
• Cheque ao portador: É o cheque que não está nominal a ninguém. O credor é qualquer pessoa que estiver portando o título.
• Cheque nominal: É o cheque que está em nome de alguém. O credor é o nome descrito a quem se deve pagar o título.
• Cheque à ordem: É um cheque no qual consta a expressão “à ordem de”. O seu beneficiário pode transmiti-lo a uma terceira pessoa. Chama-se a isso “endossar o cheque”
• Cheque não a ordem: É um cheque no qual consta a expressão “não à ordem”. Só pode ser pago a quem constar como beneficiário. Não pode ser endossado.
• Cheque cruzado: É um cheque atravessado por duas linhas paralelas e oblíquas, geralmente colocadas no canto superior esquerdo.Se entre as linhas nada estiver escrito, o cruzamento é geral - O cheque a seguir representado, tem de ser obrigatoriamente depositado, exceto se o beneficiário for cliente do banco sobre o qual o cheque foi emitido. Neste caso, pode levantar o cheque ao balcão desse banco.
Caso entre estas duas linhas, nada esteja inscrito, denomina-se "Cruzamento Geral" ou seja, o cheque deve ser depositado num banco qualquer, mas pode ser pago ao balcão, se o beneficiário for também cliente do banco sacado.
Caso entre as linhas esteja escrito o nome de um banco denomina-se "Cruzamento Especial" ou seja, o cheque só pode ser depositado no banco indicado entre as linhas, embora possa ser pago ao balcão, se o banco indicado for o sacado e o beneficiário cliente do mesmo.
NOTA FISCAL
É o documento que comprova a existência de um ato comercial (compra e venda de mercadorias ou prestação de serviços) tem a necessidade maior de atender às exigências do FISCO, quanto ao trânsito das mercadorias e das operações realizadas entre adquirentes e fornecedores.
A nota fiscal é um documento obrigatório que deve ser emitido pelos estabelecimentos, sempre que houver a saída de uma mercadoria. Esse é, podemos dizer, o primeiro documento emitido pelo comerciante vendedor. A Nota Fiscal é o documento onde se discriminam as mercadorias que o vendedor fornece ao comprador. Este ao receber as mercadorias acusa o seu recebimento, devolvendo, assinado, um pequeno talão (canhoto), descartável da mesma nota. A Nota Fiscal é usada para o fornecimento de mercadorias, evitando dessa forma a emissão de numerosas faturas, assim também a sonegação fiscal. O modelo, o tamanho, as séries, o número de vias, as destinações das vias, as indicações e a emissão das notas fiscais, são regulamentadas, por leis Federais, Estaduais e municipais. Imposto sobre Produtos industrializados (IPI) Leis Estaduais; Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é regulamentado por leis Estaduais, e por convênios firmados entre as Unidades da Federação.
REQUISITOS
...