TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos das organizações

Resenha: Custos das organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Resenha  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Em todas as organizações os custos são aplicados aos processos por algum método.

Como método deve-se entender a forma, os meios utilizados em uma estrutura implantada para o fim de efetuar as alocações e os controles dos custos, especialmente numa empresa industrial e prestadora de serviço.

Os responsáveis pela gestão de custos nas empresas devem preocupar-se em escolher e implantar o mais perfeito método de alocação dos custos, para que a contabilidade possa proporcionar informações úteis e tempestivas, que sirvam como instrumentos gerenciais, para avaliações, controles e tomadas de decisões.

Todo método de custos implantado em qualquer empresa visa coletar dados, trabalhá-los e transformá-los em informações.

Informação tem como finalidade dar embasamento aos administradores e gestores, nos processos gerenciais.

A alocação e apuração dos custos, tanto na produção industrial, na empresa comercial, na prestadora de serviços e outras atividades, tem diversas finalidades, dentre as quais se podem citar:

- Previsões orçamentárias;

- Avaliação do custo dos estoques;

- Base para formação dos preços;

- Indicadores como viabilidade da produção;

- Análise comparativa dos custos orçados com os reais incorridos e etc.

Portanto, o sistema, os métodos e a contabilidade de custos consistem numa estrutura de gestão e controle de custos, de fundamental importância para atender ao sistema orçamentário, ao controle dos reais custos incorridos, à avaliação dos estoques, do desempenho e de ações corretivas tempestivas, durante a produção ou prestação de serviços.

Dentre os métodos de custos tem-se os mais tradicionais, embora o primeiro o mais inócuo, e o segundo como instrumento tradicional e gerencial, o Método do Custeio por Absorção e o Método do Custeio Direto Variável, que são temas dos próximos tópicos.

1.1 - O CUSTEIO POR ABSORÇÃO.

Deriva da aplicação dos princípios contábeis geralmente aceitos e da determinação compulsória e determinante de uso pela legislação do imposto de renda.

O Custeio por Absorção é o método de custeamento da produção ou da prestação de serviços, que absorve todos os custos da produção ou de serviços, sejam eles diretos ou indiretos, independente de serem variáveis ou fixos.

Em alocar todos os custos aos produtos ou serviços, a empresa obtém os verdadeiros custos dos estoques de produtos acabados, em processo, vendidos e etc.

Os custos indiretos fixos e variáveis são alocados aos produtos pelo uso de sistemas de rateios.

O rateio dos custos indiretos tem diversas formas de serem efetuados. Entre outras formas de ratear custos indiretos aos produtos pode-se utilizar:

- As horas mão de obra que são gastas para a fabricação de uma unidade de determinado produto;

- O número de horas máquina necessários para a produção de uma unidade de determinado produto;

- Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com