"DECIFRA-ME OU TE DEVORO": Gênero E Políticas públicas - Um Estudo Das Demandas Sociais E Percepções Das Mulheres Colinenses Sobre A Atuação Da Secretaria Municipal Da Mulher.
Dissertações: "DECIFRA-ME OU TE DEVORO": Gênero E Políticas públicas - Um Estudo Das Demandas Sociais E Percepções Das Mulheres Colinenses Sobre A Atuação Da Secretaria Municipal Da Mulher.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samiafonseca • 25/2/2015 • 9.244 Palavras (37 Páginas) • 1.103 Visualizações
SAMIA KARINNY FONSECA SANTOS
“DECIFRA-ME OU TE DEVORO”: Gênero e políticas públicas – um estudo das demandas sociais e percepções das mulheres colinenses sobre a atuação da Secretaria Municipal da Mulher.
Monografia apresentada como requisito para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Orientadora: Profª. Ms. Darlene Sousa Silva
COLINAS
2013
Santos, Sâmia Karinny Fonseca.
“DECIFRA-ME OU TE DEVORO”: Gênero e políticas públicas – um estudo das demandas sociais e percepções das mulheres colinenses sobre a atuação da Secretaria da Mulher. Samia Karinny Fonseca Santos – Colinas-MA, 2013.
52 f.
Orientadora: Profª. Ms. Darlene Sousa Silva.
Monografia (Especialização) – Especialização em Políticas Públicas de Gênero e Raça – Universidade Federal do Maranhão, 2013.
1. Gênero 2. Política Públicas 3. Secretaria Municipal da Mulher 4. Colinas-MA I. Título
CDU
SÂMIA KARINNY FONSECA SANTOS
“DECIFRA-ME OU TE DEVORO”: Gênero e políticas públicas – um estudo das demandas sociais e percepções das mulheres colinenses sobre a atuação da Secretaria Municipal da Mulher.
Monografia apresentada como requisito para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Aprovada em 14/03/12
BANCA EXAMINADORA
___________________________________________
Profª. Ms Darlene Sousa Silva (orientadora)
Mestra em Educação
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
___________________________________________
Profª. Ms. Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade
Mestra em Comunicação Social
Universidade Federal Fluminense (UFF)
___________________________________________
Profª. Ms. Angélica Frazão
Mestra em Educação
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Essas que se embrenhavam mata a dentro e se negaram aos colonizadores/ Essas que levaram chibatas e fundaram quilombos/ Essas que pariram e criaram filhas e filhos e as que não pariram/ Essas que clamaram por escolas e derrubaram muros com pontas de dedo/ Essas que escreveram e as que nem assinavam o nome/ Essas que quiseram ser cidadãs e sonharam todas votando/ Essas que ocuparam ruas e praças e as que ficaram em casa/Essas que trabalhavam nas fábricas e com enxadas no campo/Essas que foram datilógrafas, secretárias, doutoras e lavadeiras/Essas que não se comportaram bem e que tudo fizeram sem pedir licença/Essas que desafinaram o coro do destino e abriram alas/ Essa somos nós.
Sehuma
Com amor ao meu esposo, Jammes Nascimento, pois vários foram os momentos em que pensei em desistir, achei que não tinha mais forças para continuar, seus gestos, as palavras e os sorrisos carinhosos me impulsionaram, mostrando que não estava sozinha nesta caminhada.
Ao meu filhote David Jammes razão que me motiva a seguir em frente mesmo em meio a inúmeras dificuldades.
AGRADECIMENTOS
A Deus por ter me concedido força e sabedoria para transpor os obstáculos encontrados nessa jornada. Sem Tua presença constante, não teria alcançado este passo, que agora compartilho contigo Senhor.
Minha eterna gratidão a minha orientadora Darlene que com paciência, profissionalismo e dedicação me acompanhou nesta trajetória de experiência e aprendizado.
Não poderia concluir essa etapa sem desprender especial atenção a todos os professores do Núcleo de Educação a Distância, que revelaram seu tesouro em função de nós alunos. Acreditando em nossa capacidade, guiaram nossos passos. Ainda que caminhássemos lentos, sonolentos de insegurança, se fizeram apoio, oferecendo a compreensão.
RESUMO
Este estudo trata de uma investigação sobre a percepção de um grupo de mulheres colinenses sobre a atuação da Secretaria Municipal da Mulher. Analisou-se a construção social das diferenças de gênero. Realizou-se uma breve retrospectiva das relações de gênero ao longo do tempo e da história da luta feminina por condições igualitárias de trabalho e de vida. Descreveu-se a trajetória das políticas públicas para mulheres no Brasil. Investigou-se a representação que as mulheres colinenses fazem de si mesmas, bem como as demandas sociais de políticas públicas para população feminina e a atuação da Secretaria Municipal da Mulher frente a essas demandas. A construção do referencial teórico baseou-se nos estudos de Beavoir (1980), Pinto (1992), Alves e Pitanguy (1991), Araújo e Scalon (2005), Freire (1987), dentro outros. A pesquisa de
...