TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNIÓSTICO DA PROBLEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-BA E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS

Exames: DIAGNIÓSTICO DA PROBLEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-BA E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Os indicadores sociais, no Brasil, configuram-se em uma discussão recente, porém torna-se cada vez mais evidente a sua importância para os processos de gestão.

Indicadores sociais são valores ou estatísticas que indicam informações derivadas de pesquisas de uma determinada região, estado ou município, geralmente estão relacionados às condições de vida de uma população: saúde, educação, emprego, renda, etc., ou seja, é um conjunto de dados que representam um sistema interligado que determina o nível de desenvolvimento social se há avanços ou retrocessos em uma determinada comunidade.

Os indicadores sociais prestam para subsidiar as atividades de planejamento público e formulação das políticas sociais nas diferentes esferas do governo, possibilitando o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população por parte do poder público e sociedade civil e permitem aprofundamento da investigação acadêmica sobre a mudança social e sobre os determinantes dos diferentes fenômenos sociais (BRAUN e KERNKAMP, 2010 apud JANNUZZI, 2006, p.15).

Sendo assim, a partir de indicadores sociais, tentaremos trazer dados do município de Queimadas-BA, referentes à educação, saúde, emprego e renda da população que permitam fazer um diagnóstico da realidade local em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano.

DESENVOLVIMENTO

Indicador social é uma medida, geralmente estatística, usada para traduzir quantitativamente um conceito social abstrato e informar algo sobre determinado aspecto da realidade social, para fins de pesquisa ou visando à formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas.

Para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, indicador é um parâmetro, ou valor derivado de parâmetros, que indica, fornece informações ou descreve o estado de um fenômeno área/ambiente, com maior significado que aquele apenas relacionado diretamente ao seu valor quantitativo.

A European Environment Agency, órgão sob a administração da União Europeia, define os indicadores como sendo uma medida, geralmente quantitativa, que pode ser usada para ilustrar e comunicar um conjunto de fenômenos complexos de uma forma simples, incluindo tendências e progressos ao longo do tempo.

A construção de indicadores amplos, como o Índice de Desenvolvimento Humano, criado pela Organização das Nações Unidas, possibilita comparabilidade internacional, estimulam iniciativas domésticas e orientam as ações de ajuda internacional aos países mais pobres. Geralmente, os valores considerados adequados ou satisfatórios para um indicador são estabelecidos por organizações internacionais.

Nos anos 1920 e 1930 começaram a pontuar com algumas contribuições, porém somente em meados dos anos 1960 ocupam lugar de destaque, principalmente no que tange ás administrações públicas, período conhecido como o marco conceitual dos indicadores sociais, o que viria a ser chamado de movimento de indicadores social na época, sendo marcado pelo descompasso entre o crescimento econômico e a melhoria das condições sociais da população em países de terceiro mundo.

A década de 1970 foi marcada com a crise do Estado, o que refletiu um desconforto e descrédito com relação às atividades de planejamento público.

Na década de 1980, com o planejamento público reconquistando a credibilidade, com as experiências de construção e implementação de novas direções para o planejamento da administração pública, como o planejamento local e participativo, os indicadores sociais tornam-se necessários.

Nesse contexto, Considera-se a importância das contribuições das universidades, sindicatos, centros de pesquisa e as agencias ao sistema de planejamento público no processo de implementação dos indicadores sociais.

Atualmente, a divulgação dos indicadores sociais tornou-se corriqueira na mídia; cada vez mais jornais, televisão, revistas, políticos e lideranças populares falam de indicadores sociais, de forma geral, com referências ás taxas de desempregos, de mortalidade infantil, de indigência e pobreza, utilizando-as para avaliarem avanços ou retrocessos nos programas sociais inseridos, ou mesmo na qualidade de vida da população de forma em geral.

Queimadas é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma distância aproximada de 300 km da capital do Estado a cidade de Salvador. Situada a uma latitude 10º58'42" sul, e a uma longitude 39º37'35" oeste, estando a uma altitude de 295 metros. Sua população estimada em 2013 é de 26.023 habitantes. Possui uma área de 20.027,875 km², e densidade demográfica de 12,13 habitantes por km².

O IDH do município em educação é 0,592, índice considerado baixo. Sua população escolar (matrícula) em 2012 foi de 6.696, distribuídas em três níveis de ensino (pré-escola, fundamental I e II, e ensino médio). Para atender essa demanda o município conta 353 docentes e 50 unidades escolares distribuídas da seguinte forma:

Ensino Fundamental I e II – 27 escolas

• 23 escolas públicas municipais;

• 03 escolas privadas;

• 01 escola publica estadual.

Ensino médio – 01 escola

• 01 escola publica estadual.

• Pré-escola – 22 escolas

• 19 escolas públicas municipais;

• 03 escolas privadas.

A saúde pública em nosso país, principalmente nas cidades do Nordeste, vive uma situação que podemos chamar de caótica. A população sofre com a falta de atendimento médico adequado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com