Das 4 Filosofias De Gerenciamento De MKT
Trabalho Escolar: Das 4 Filosofias De Gerenciamento De MKT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessamrdezan • 28/3/2014 • 1.432 Palavras (6 Páginas) • 290 Visualizações
1. Dentro das 4 filosofias de gerenciamento de MKT (Produção, Vendas, Sociedade e Mercado), o que fazer para que a Orientação para a Venda seja mais eficaz? Que técnica e recursos poderiam ser usadas para isso?
Os profissionais de venda devem ser treinados não apenas para a venda
propriamente dita e sim para ter conhecimento de todos os produtos e
departamentos da empresa, do mercado em que vão atuar, ter um
excelente treinamento para o atendimento ao cliente e técnicas de
vendas. Desta forma o profissional conhece suas responsabilidades e
sua importância para a empresa.
Se o trabalho de um vendedor é bem remunerado com bônus por vendas e
benefícios atrativos o trabalho é desempenhado melhor.
A função dos vendedores, uma das mais importantes dentro de uma
organização. São os bens mais produtivos e caros da empresa, pois além
dos custos *** funcionais***, a empresa deve investir em treinamentos constantes e estes devem ser profissionais reconhecidos no mercado de trabalho.
A supervisão destas equipes tem um papel fundamental para atingir metas e objetivos. Esta deve ser a maior incentivadora ao trabalho dos vendedores sempre mostrando os pontos fortes e fracos de cada um e trabalhar sobre estes para que as metas sejam cumpridas.
Na área de treinamento são usados recursos modernos com áudio, vídeo e
imagens, sempre voltados para o desenvolvimento profissional e
motivacional.
Campanhas motivacionais visam ultrapassar metas e o oferecimento de benefícios como premiações (como dinheiro, presentes, viagens e outros) incentivam o vendedor a desempenhar sua função com mais dedicação.
2) Certos produtos, quando têm seus preços reduzidos, têm suas vendas aumentadas em um volume considerável. Que tipos de produtos são esses? Como as vendas são afetadas pelos estágios do CICLO DE VIDA?
As empresas elaboram o preço de um produto baseando-se pela política interna desta. Os produtos não têm um preço fixo, variam de acordo com a demanda geográfica e custos, níveis de pedidos, exigências de segmento de mercado, oportunidade de compra, garantias, contratos de serviços e outros.
A finalidade do preço do produto é assegurar que a força de vendas trabalhe com preços razoáveis para os clientes e rentáveis para a empresa.
Caso o preço de um produto seja reduzido com intensão de aumentar as vendas este é um produto de demanda elástica, isto é, o consumidor final será influenciado em sua decisão de compra e quantidade a ser adquirida devido ao preço determinado.
O aumento da quantidade de vendas pelo preço promocional não são consideradas ações funcionais, pois são copiadas pelos concorrentes e tornam-se ações sem retorno esperado. O capital investido nestas ações poderia ser investido em outras atividades, como marketing do produto ou melhoria da qualidade do mesmo.
A estratégia de preço promocional tem o objetivo de aumentar as vendas. Uma das técnicas mais usadas é a de preço isca (utilizadas em supermercados e lojas de departamento, reduzindo preços de marcas conhecidas para estimular o movimento da loja), preço de ocasião (preços estabelecidos como especiais para uma determinada época do ano atraindo mais clientes) ou a técnica de desconto psicológico (estabelecimento de um preço alto para que o produto seja oferecido com um desconto substancial).
O ciclo de vida de um produtos são divididos em quatro etapas. Introdução, o produto está sendo introduzido no mercado, possui um baixo crescimento de vendas e portanto não há lucros devido às despesas de investimento inicial. As empresas de grande porte podem fazer promoção para introdução do produto, correndo riscos, associando o uso da propaganda e ferramentas de marketing para atingir seu público-alvo.
Crescimento, o produto tem maior aceitação, cresce na participação do mercado e nos lucros do produto.
Maturidade, o produto consegue aceitação da maioria do público, os lucros estabilizam ou declinam dependendo da competição. Promoções são feitas com intensão de defesa no caso de aparecimento de novos “players”.
Declínio, o produto já apresenta uma queda forte nas vendas e na participação de mercado, e os lucros consequentemente desaparecem.
Em geral os produtos passam por toas as etapas citas, mas alguns produtos passam por um longo ciclo de maturidade. No caso das vendas declinarem a empresa pode promover o produto e este passa pelas quatro etapas do ciclo de vida do produto. Outro padrão Escalonado onde as vendas passam por uma sucessão de ciclos baseados na descoberta de novas características. E no ciclo de Estilo (modo básico e distinto de expressão que surge em diversas áreas da atividade humana), Moda (estilo correntemente aceito ou popular e uma determinada área) e Modismo (moda que chega muito rapidamente com entusiasmo e declina também com a mesma rapidez em que chegou).
3) O Plano de MKT é o resultado dos estudos do planejamento com as diversas vantagens para a organização. Tal plano é articulado em torno de 06 questões chaves, cujas respostas servem de orientação à sua elaboração. Estabeleça mais uma questão chave que poderiam orientar um Plano de MKT, justificando a questão em termo de Utilidade/Validade.
O princípio de um plano de marketing consiste em saber se produto é viável, procura conhecer quem é o nosso cliente, o que ele necessita, sua localização, como atingi-lo (divulgação), etc.
Uma questão chave que podemos adotar para orientar um plano de marketing,
...