DeFina, matérias-primas e as funções de produção
Tese: DeFina, matérias-primas e as funções de produção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: iaraguilherme • 16/11/2013 • Tese • 805 Palavras (4 Páginas) • 433 Visualizações
Capítulo 06
01.Defina produto,insumos e função de produção
R- Produto é um conjunto de atributos tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado,mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.
Insumo é a combinação de fatores de produção, diretos(matérias-primas) e indiretos (mão-de-obra, energia,tributos) que entram na elaboração de certa quantidade de bens ou serviços.
Função de produção é a relação que mostra a quantidade física obtida do produto a partir da quantidade física ultilizada dos fatores de produção em determinado período de tempo.
02.Explique o significado da lei dos rendimentos decrescentes.
R-Elevando-se a quantidade do fator variável, permanecendo fixa a quantidade dos demais fatores, a produção inicialmente aumentará a taxas crescentes;a seguir, depois de certa quantidade ultilizada do fator variável, continuará a crescer, mas a taxas decrescentes(ou seja, com acréscimos cada vez menores);continuando o incremento da ultilização do favor variável, a produção total chegará a um máximo, para depois decrescer.
03.Defina produto total, produto marginal e produto médio.Mostre as principais relações entre esses conceitos.
R-Produto total é a quantidade do produto que se obtém da ultilização do fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores.
Produto médio é o resultado do quociente da quantidade total produzida pela quantidade ultilizada desse fator.
Produto marginal é a relação entre as variações do produto toatl e as variações da quantidade ultilizada do fator.Ou seja, é a variação do produto total quando ocorre uma variação no fator de produção.
A relação entre eles é que se o produto médio for crescente, o produto marginal também será crescente.
04.Explique por que a maximização dos lucros ocorre no ponto em que a receita marginal se iguala ao custo marginal.
R-Consideremos primeiramente que RMg > CMg. Neste caso, o produtor teria um lucro positivo em aumentar a produção, pois o benefício desta unidade extra é maior que seu custo. Logo, na produção atual não estará maximizando lucros. Por outro lado, considere o caso RMg < CMg. Neste caso, o produtor teria um ganho reduzindo a produção, pois a economia em custos superaria a queda nas receitas, de modo que a produção atual novamente não maximiza lucros. Portanto, a única forma do produtor estar maximizando seu lucro é fazer RMg = CMg.
05.Mostre as diferenças entre a visão econômica e a contábil-financeira dos custos de produção.
R-Em linhas gerais, pode-se dizer que a visão econômica é mais global,olhando mais o mercado(o ambiente externo da empresa), enquanto a ótica contábil-financeira é específica, centrando-se no detalhamento dos gastos da empresa específica.
As principais diferenças estão nos seguintes conceitos:
⦁ Custos de oportunidade e custos contábeis
⦁ Externalidades (custos privados e custos sociais)
⦁ Custos e despesas.
06. Explique as diferenças entre os conceitos de lucro contábil, lucro normal e lucro econômico.
R-Lucro contábil: difernça entre a receita e os custos efetivamente incorridos(custos contábeis, explícitos);
Lucro normal: custo de oportunidade do capital.
Lucro
...