Definição do clima organizacional
Tese: Definição do clima organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pampca • 12/10/2014 • Tese • 458 Palavras (2 Páginas) • 583 Visualizações
1 Definindo Clima Organizacional
Segundo Chiavenato (1994), o clima organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho. Ele cria certos tipos de expectativas cujas consequências se seguem em decorrência de diferentes ações. As pessoas esperam certas recompensas, satisfações e frustrações na base de suas percepções do clima organizacional. Essas expectativas tendem a conduzir à motivação.
É através do estudo de clima que se pode avaliar o grau de satisfação ou insatisfação, as expectativas, as necessidades, a motivação e todas as variáveis que abrange o desempenho de uma equipe de trabalho.
Para Bennis (1996, p.6), “clima significa um conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira pela qual as pessoas se relacionam umas com as outras, tais como sinceridade, padrões de autoridade, relações sociais, etc.”.
O clima organizacional está associado diretamente aos problemas que afetam o ambiente de trabalho. Esses problemas podem estar ligados à cultura, a comunicação, a economia ou a fatores psicológicos de cada indivíduo.
A pesquisa de clima é um levantamento de opiniões que caracteriza uma representação da realidade organizacional consistente, uma vez que retrata o que as pessoas acreditam estar acontecendo em determinado momento na organização (BERGAMINI E CODA 1997, p. 99).
A pesquisa sobre clima organizacional visa conciliar a necessidade dos colaboradores com as necessidades do empregador fazendo com isso uma harmonia entre eles e o trabalho desempenhado.
Pode-se associar clima organizacional com um agrupamento de fatores que incidem diretamente na satisfação e insatisfação no trabalho. Satisfação no trabalho é uma função de valores. Edwin Locke afirma os valores em termos daquilo “que uma pessoa deseja obter consciente ou inconscientemente”. A satisfação no trabalho está ligada ao bom desempenho assim como o oxigênio está para o corpo humano.
Na visão de Chiavenato (1994, p.53), “o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustração daquelas necessidades.”.
Clima pode ser avaliado de varias maneiras pelos colaboradores, cada um com sua forma de ver e avaliar a situação como um todo. O clima é mensurado a partir de cada sentimento que cada pessoa tem com a empresa, que ocasiona de maneira positiva ou negativa sua satisfação e motivação para o trabalho desempenhado.
Chiavenato (1987, p. 53) aborda o clima de uma forma mais ampla:
O clima organizacional depende das condições econômicas da empresa, da estrutura organizacional, da cultura organizacional, das oportunidades de participação pessoal, do significado do trabalhado, da escolha da equipe, do preparo e treinamento da equipe, do estilo de liderança, da avaliação e remuneração da equipe etc.
Nota-se que estudar clima e os mecanismos que afetam as percepções e emoções de cada indivíduo é de suma importância para compreender como a organização e suas práticas de gestão influenciam o interesse, a satisfação e o desempenho das pessoas.
...