TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições Economia

Trabalho Universitário: Definições Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

DEFINIÇÕES:

Macroeconomia - estuda a economia em geral analisando o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

Microeconomia - estuda a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço.

Política Macroeconômica - é o conjunto de medidas adotadas pelo Governo visando afetar agregados econômicos, como crescimento da economia, inflação, taxa de desemprego, balanço de pagamentos e distribuição de renda.

Ciclos econômicos - são as oscilações do produto, do rendimento e do emprego, de um determinado período de duração e são caracterizados pela expansão ou pela contração generalizada na maioria dos sectores econômicos.

Crescimento econômico - o aumento sustentado de uma unidade económica durante um ou vários períodos longos. O termo crescimento distingue-se de desenvolvimento por significar um aumento quantitativo da produção, cujas consequências serão o enriquecimento da nação e a elevação do nível de vida, mas sem a preocupação da melhoria das condições de vida da sociedade.

Função de produção agregada - indica qual a quantidade máxima de produto que pode ser produzida dada uma determinada quantidade de fatores produtivos e uma determinada tecnologia. Este conceito pode ser aplicado a um produto ou a um serviço, a uma empresa, a um sector de atividade ou mesmo a toda uma economia.

Deflator do PIB - é a divisão do PIB Nominal pelo PIB Real, multiplicados por cem. Este valor serve para medir o preço da unidade típica do produto, em comparação com o preço que se leva em consideração como o preço real do produto em seu ano-base.

Taxa de desemprego – é o indicador económico que mede a utilização dos recursos na economia a partir da análise do mercado de trabalho, correspondendo à percentagem da força de trabalho que está à procura de emprego.

Índice de Preços ao Consumidor (IPC) - é um índice que quantifica o custo de um determinado cabaz fixo de bens de consumo em diferentes momentos. É constituído por diversos tipos de bens, sendo atribuído aos respectivos preços uma determinada ponderação de acordo com os hábitos de consumo da população.

Inflação - é um conceito que designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviço.

Déficit Público – quando o governo gasta acima do que arrecada, durante um período de tempo, somando a inflação e a correção monetária do período. Geralmente a expressão diz respeito ao Governo Federal, mas pode ser aplicada também a governos estaduais.

Demanda Agregada – é a demanda total de bens e serviços que numa determinada economia os consumidores, as empresas e o Estado, estão dispostos a comprar, a um determinado nível de preço e em determinado momento.

Oferta Agregada – é o que as empresas, estão disposta a produzir e a vender para cada nível geral de preços, assumindo como constantes todas as restantes variáveis determinantes da oferta agregada tais com as tecnologias disponíveis e as quantidades e preços dos fatores produtivos.

Equilíbrio Macroeconómico - é uma situação de mercado em que a procura agregada do conjunto dos agentes econômicos de uma economia, iguala o total de produção nessa mesma economia.

Produto Interno – é o somatório de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território nacional num dado período, valorizados a preços de mercado, sem levar em consideração se os fatores de produção são de propriedade de residentes ou não.

Produto Nacional – é o somatório de todos os bens e serviços finais produzidos por empresas que são de propriedade de residentes no país. Não incluem as multinacionais estrangeiras, ou seja, o PNB compreende tudo o que é produzido por empresas nacionais, estejam elas atuando no Brasil ou no exterior.

Produto Nacional Líquido - É Produto Nacional Bruto (PNB) subtraído desse total o montante destinado à reposição da depreciação do sistema.

Contabilidade Nacional - é um instrumento que representa, sintetiza e quantifica as transações realizadas de uma economia. Apesar de partilhar muitas características com a contabilidade das empresas, a contabilidade é baseada em agregados econômicos.

Fluxo Circular da Renda - é um simples modelo econômico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com