Demonstrações De Fluxo De Caixa
Relatório de pesquisa: Demonstrações De Fluxo De Caixa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tpinogomes • 19/10/2014 • Relatório de pesquisa • 346 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
Demonstrações de Fluxo de Caixa
Por força da Lei 11.638/2007, em seu artigo 176, a Demonstração do Fluxo de Caixa passou a ser obrigatória para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), tornando-se assim um importante para a tomada de decisões gerenciais.
Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
IV – demonstração dos fluxos de caixa;
§ 6o A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa.
De modo compacto, esta demonstração vai indicar a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa em determinado período.
A Demonstração do Fluxo de Caixa irá indicar quais foram às saídas e entradas de dinheiro no caixa durante o período e o resultado do fluxo.
Basicamente, o relatório de fluxo de caixa deve ser segmentado em três grandes áreas:
I - Atividades Operacionais;
II - Atividades de Investimento;
III - Atividades de Financiamento.
Atividades Operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade. São explicadas pelas receitas e gastos decorrentes da industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa, são atividades que têm ligação com o capital circulante líquido da empresa.
Atividades de Investimento são os gastos efetuados no Realizável a Longo Prazo, referentes à aquisição e venda de ativos de longo prazo e investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa (investimentos, imobilizado ou intangível, entradas por venda de ativos).
Atividades de Financiamento são os recursos obtidos do Passivo Não Circulante e do Patrimônio Líquido, aqui são incluídos os empréstimos e financiamentos de curto prazo. As saídas representam à amortização destas dívidas e os valores pagos aos acionistas a título de dividendos, distribuição de lucros. São aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e do endividamento da entidade.
...