TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desemprego No Brasil

Ensaios: Desemprego No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2015  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

Relacione o Desemprego no Brasil com o esgotamento do processo industrial..

Nossa economia se voltou para o comercio exterior, ocasionando mudança que também se refletem nos processos demonstrativos de Oscilações na demanda externa, trazendo consigo, consequências visíveis nos índices de emprego, dificultando sua proporção razoável Durante o período do inicio do processo de revolução industrial nos séculos XVIII e inicio do século XIX. Foi gerado um alto índice de desemprego, devido ao maquinário desenvolver atividades que diminuiriam a mão-de-obra. No Brasil, a população se concentrava em grande parte, em empregos informais. O seu agravo, se deu por volta dos anos de 1980 com a preocupação dos governos voltada para a inflação e de certo, deixando de lado o desemprego que se alastrava.

A partir deste ano deu inicio a um período de retração na indústria nacional, após sucessivas crises. O caracterizou o período atual como sendo, o período de desindustrialização. “Diversos fatores estão por trás desse processo: a abertura comercial, a retração na política industrial e a adoção de novas tecnologias poupadoras de mão de obra. Como você pode ver, o nível de emprego na indústria mergulha em uma grave crise, que se inicia com a abertura comercial decretada no governo Collor, em 1990. A produção industrial segue se expandindo, de forma bem lenta e apesar dos seguidos quadros recessivos. Isso indica que os segmentos da indústria nacional que sobreviveram a esse processo o fizeram por meio de fortes transformações produtivas, cortando custos e adotando tecnologias poupadoras de mão de obra, como forma de fazer face à concorrência das importações.”

O período de governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi marcado pelo crescimento lento da indústria e a redução no emprego, devido a estabilização econômica e inflação. Com isso, foi possível a valorização do cambio que como consequência atraiu as importações. Ocasionando a redução de indústrias e levando as mesmas a importarem insumos importados, em lugar de comprá-los de fornece­dores brasileiros.

Sendo assim, a partir do ano de 2002. Inicio do governo Lula, o Brasil passou a desenvolver um maior potencial industrial com incentivos para que a industrialização e o trabalhador fossem valorados e o crescimento mantido.

...

Baixar como  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »