Desenho Etrutural_TGA
Pesquisas Acadêmicas: Desenho Etrutural_TGA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: filipee1009 • 28/1/2015 • 743 Palavras (3 Páginas) • 176 Visualizações
1 Desenho estrutural
O desenho estrutural de uma organização consiste em um conjunto de decisões sobre os elementos estruturais analisados com o propósito de definir uma estratégia adequada ao ambiente da organização. As estruturas organizacionais refletem diferentes usos da cadeia de comando na departamentalização.
Existem três tipos tradicionais de estruturas: a funcional, a divisional e a matricial. A maioria das organizações começa com a estrutura funcional. Na medida em que crescem se tornam mais complexas em produtos e serviços e em vários outros fatores as organizações se reestruturam sob a forma divisional. Caso existam demandas ambientais que pressionam ao longo de duas ou mais dimensões as organizações podem adotar a forma matricial.
1.1 Estrutura funcional
A estrutura funcional é resultado do critério de departamentalização mais lógico e intuitivo, já que se refere à agregação de tarefas de acordo com a função organizacional, marketing, finanças, recursos humanos, entre outros. Dessa forma, trata-se de um critério de agrupamento baseado nas habilidades, uso de recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função.
Nesse tipo de estrutura, o administrador geral é responsável pelo comando do todo, e, abaixo dele, cada integrante do primeiro escalão hierárquico é especializado e responsável por uma função específica. As atividades organizacionais são coordenadas verticalmente por meio de supervisão hierárquica, regras e planos. É uma estrutura mais eficaz em ambientes estáveis.
Algumas das vantagens da estrutura funcional são: permite economias de escala e torna mais eficiente o uso de recursos, facilita a direção unificada e o controle da organização aos administradores de topo e possibilita o aperfeiçoamento de funcionários e administradores em suas funções.
Desvantagens que podem ser incluídas na estrutura funcional são: dificulta a coordenação e a comunicação entre departamentos funcionais, dificulta a apuração dos responsáveis por um problema ou situação e diminui a velocidade de resposta às mudanças externas.
1.2 Estrutura divisional
Quando as empresas começam a diversificar os mercados em que estão presentes, torna- se necessária a criação de departamentos capazes de lidar com esse novo contexto. Surge assim a estrutura divisional, que agrega as tarefas em diferentes unidades semiautônomas segundo o objetivo para o qual concorrem: produtos, mercados ou clientes.
Enquanto as estruturas funcionais são organizadas de acordo com os recursos necessários para que a organização produza bens ou serviços, as estruturas divisionais são organizadas em função dos resultados. A administração geral e os departamentos de apoio são responsáveis pela alocação de recursos entre as divisões e pela definição de estratégia corporativa da organização.
Os administradores responsáveis pela divisão têm sob seu comando a maioria das funções necessárias para lidar com uma linha de produtos, de clientes, sendo responsáveis pelos resultados de sua divisão e por seu sucesso no mercado.
Vantagens da estrutura divisional são: permite manter alto nível de desempenho, com sua ênfase no resultado (produto,
...