Dinâmica E Mudanças Sociais
Dissertações: Dinâmica E Mudanças Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camillafneves • 8/10/2013 • 1.225 Palavras (5 Páginas) • 848 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
DINÂMICA E MUDANÇA SOCIAL
BRUNO ANDRADE
CAMILA JOYCE
CAMILLA MARCELLA
JAQUELINE BRITO
KARINE PEREIRA
BELO HORIZONTE
2013
Introdução
O estudo mostra o conceito da dinâmica social e como o crescimento da população se dá na medida em que aumentam os meios materiais para o atendimento de um maior numero de pessoas e que o planejamento familiar vem sendo utilizado como uma forma de amenizar os problemas de superpopulação.
As mudanças que esse aumento causou e ainda causa.
Os sérios riscos que esse aumento vem causando para os recursos naturais como a água e o petróleo.
O problema populacional no Brasil em função da concentração nos grandes centros e seus efeitos.
Há menção do conceito das teorias do transformismo, da tese de Malthus e seus desdobramentos e o efeito das migrações.
Conceito de dinâmica e mudança social.
É o estudo das mudanças sociais, das leis da evolução e do progresso, objetivando a compreensão das leis gerais e do transformismo social.
Dá-se o nome de processo á mudança social que importa na ideia de continuidade.
Quando, além de continuo é definido, o transformismo social expressa a ideia de direção, essa mudança é denominada de evolução.
Quando à mudança social se acrescentam os componentes de continuidade e direção em juízos de valor, o transformismo social é definido como progresso.
Teorias do transformismo
Existem grandes teorias que procuram explicar o fenômeno do transformismo, sendo algumas delas:
- Teoria da evolução linear ( defendida por Augusto Comte , Herbert Spencer e Karl Marx )
Entende-se que a transformação social segue uma linha reta e irreversível. Tudo se desenvolve irreversivelmente, para frente.
Ocorre de maneira lenta ou por processos bruscos e violentos decorrentes de cataclismos físicos ou de terremotos sociais.
- Teoria da evolução cíclica( defendida por Oswald Spengler, PitirinSorokin e Arnold Toynbee)
Entende-se que todo processo social é repetitivo, com período de ascensão, do auge a queda e ressurgimento e assim indefinidamente. Este processo pode ocorrer em circulo fechado onde tudo que foi, será, e tudo que será já foi. Ou pode ocorrer pelo processo espiralóide onde as coisas não se repetem exatamente, mas evoluem em um vai e vem continuo, onde a ascensão é sempre além do ponto mais alto já atingido.
Os evolucionistas se dividem em concepções distintas, onde alguns defendem a ideia de que toda a sociedade passa pelos mesmos estágios de desenvolvimento e outros que cada sociedade tem o seu modo peculiar de transformação.
População como um problema social.
A partir do desenvolvimento houve o problema de superlotação, o que ocasionou o esgotamento de recursos naturais como água potável, terras férteis para plantio, energia etc.
A utilização dos combustíveis fosseis ao longo dos anos permitiu que a humanidade atingisse o atual nível de desenvolvimento, no entanto esses recursos, como o carvão e o petróleo, são recursos não renováveis e portanto finitos sendo assim caso os países não desenvolvidos adotassem os modelos dos países desenvolvidos não existiria produtos naturais para sustentar a todos.
Por outro lado a diminuição do consumo desses produtos acarretaria na melhoria do efeito estufa, pois iria emitir menos gás carbônico na atmosfera e diminuiria a poluição do ar.
O problema populacional do Brasil.
O Brasil não apresente u índice de ocupação elevado comparando aos outros países. No entanto, sua população esta concentrada em grandes centros urbanos, gerando inúmeros problemas sociais.
Dentre vários podemos citar:
- Maior numero de favelas ou cortiços e movimentos sociais como dos sem – teto.
- Aumento da poluição com proliferações de esgoto a céu aberto, poluição de riachos e rios com a destinação de resíduos humanos, conseqüentemente elevando o numero de doenças e epidemias com o consumo de água potável limitado.
- Aumento da tensão social com a pressão sobre os serviços públicos visto o crescimento da população das periferias dificultando assim o atendimento as pessoas.
- Aumento da criminalidade.
Crescimento da população ao longo da historia.
No ano em que viveu cristo , calculava-se um total que fosse mais u menos de 150 milhões de pessoas, dois anos depois a população mundial está estimada em 6 bilhões de pessoas.
Esse aumento populacional difere de um pais para o outro. Países desenvolvido tem buscado controlar o nascimento incentivando os casais a terem somente um filho. Já os outros países não praticam essa mesma teoria incentivando os casais a manter a tradição de família grande.
O crescimento populacional implica elevado numero de jovens que apresentam problemas como a necessidade de mais escolas.
Um estudo divulgado pela ONG WWF ( Fundo mundial para a Natureza), mostra que o uso de recursos humanos excedeu 42,5% a capacidade de renovação da biosfera.
Sendo assim conclui que mandar os padrões de consumo atual de 6 bilhões de pessoas, seria necessário quase meia Terra a a mais.
...