Diversidade
Ensaios: Diversidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: drica_stark • 12/12/2013 • 265 Palavras (2 Páginas) • 1.501 Visualizações
1 - O trabalho escravo prevaleceu no Brasil por mais de 350 anos. Quais são as semelhanças e diferenças entre o trabalho escravos do Brasil colonial imperial e o trabalho escravo do Brasil de hoje?
Resposta: A falta de fiscalização dos nossos governos permitem que os nossos trabalhadores livres mas presos como nos tempos colonial e imperial sejam vitima da exploração profissional, sendo obrigado a viver como escravo em lugares de situação sub humana por falta de oportunidades, são mantidos em cativeiro pelas dívidas adquiridas por sua permanência no negócio tornando-as dívida eterna,isto é, eles são obrigados a comprar tudo de que necessitam nos barracões das fazendas,de tal modo que estão sempre devendo ao proprietário no final do mês,num processo acumulativo que acaba tornando impossível a quitação da dívida,enfim trabalham para comer como nos tempos antigos, escravos sem correntes, mas algemados pelo favorecimento dos corruptos que na maioria são nossos políticos.
2- Porque a exploração do trabalho escravo persiste apesar de proibida por lei? Será que os empresários e fazendeiros que submeteram os trabalhadores à escravidão por dívida ainda tem uma visão colonial do Brasil?
Resposta: Persiste porque no nosso país a lei não é cumprida para aqueles que transgridem a CLT simplesmente pagam multas e voltam a prática do crime em questão ,os trabalhadores chegam de diversos lugares com a esperança de um futuro melhor para eles e seus familiares, Esses empresários não olham o Brasil como um período colonial e sim no lucro que esse trabalho escravo traz, matando vidas, mutilando famílias sem nenhum respeito para com o próximo e a dignidade humana.
...