Doações
Tese: Doações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camiladeluca • 22/5/2014 • Tese • 207 Palavras (1 Páginas) • 171 Visualizações
ATPS 3: DOAÇÕES
1) Doação inoficiosa
Antes de focar na doação inoficiosa, primeiramente precisa-se saber o conceito correto de doação.
A doação nada mais é do que um contrato, no qual existe a transmissão de domínio, em um ato inter vivos, no qual o doador livre e espontaneamente transfere, a titulo gratuito, bens ou vantagens de seus patrimônio à outrem, que os aceita de forma expressa ou tácita.
São vários os tipo de doação:
- Pura e simples (típica)
- Onerosa
- Remuneratória
- Contemplação de merecimento
- Donatário nascituro
- Donatário absolutamente incapaz
- Subvenção periódica
- Contemplação de casamento futuro
- Doação entre cônjuges
- Doação conjuntiva
- Doação de ascendente a descendente
- Doação universal
- Doação inoficiosa
Dentre estes tipo de doação dar-se-á ênfase, neste momento, à doação inoficiosa.
A doação inoficiosa é caracterizada pelo excesso de bens doados no momento da liberalidade em seu testamento caso haja herdeiros necessários, em outras palavras, é aquela cujo valor ultrapassa a sua parte disponível.
O legislador definiu um limite de 50% do patrimônio para ser doado caso haja cônjuge, ascendente ou descendente. O excedente de doação do valor estipulado pelo legislador deve ser reduzido à parte disponível existente a data da liberalidade.
Desta maneira, torna-se nula qualquer doação superior a permitida em caso de descendentes, ascendentes ou cônjuge, para não prejudicar seus herdeiros necessários
...