Durkheim e o Fato Social
Por: Saimo Hernandes • 3/5/2018 • Exam • 349 Palavras (2 Páginas) • 377 Visualizações
1) O fato social possui três características: exterioridade, generalidade e coercitividade. Na exterioridade, Durkheim considera que existem algumas ações fora das consciências individuais, isto é, se repetem de geração em geração e são anteriores ao indivíduo. Na generalidade, o fato social tem caráter coletivo, podendo ser tido como pensamento majoritário, portanto, engloba vários estratos da sociedade de forma não necessariamente radical e direta, tornando seu estudo uma atividade delicada e minuciosa. Já a coercitividade se apresenta como uma forma de correção dos atos considerados anômalos, pressão do meio social que tem como intenção modelar o ser à sua imagem. Moldam nossa maneira de pensar, agir ou sentir.
2) Durkheim traz o fato social como forma de estudo mais restrita e direta para entender e explicar a Sociologia. O estudo dessa ciência se dá pelo uso dessa ferramenta, utilizando-a para explicar os fenômenos sociais. Para Durkheim existe uma objetividade necessária nos estudos de um sociólogo no sentido de deixar a sua subjetividade de lado. Para uma boa pesquisa dos fatos sociais é necessário que o pesquisador se mantenha distante, não deixando que seus sentimentos e valores pessoais interfiram em seus estudos. A objetividade proposta por Durkheim traz às ciências sociais um método que segundo o autor colocariam fim aos conhecimentos abstratos e parciais produzidos em sua época.
3) Durkheim sustenta suas ideias, sobretudo, através da exemplificação. A medida que o autor explica o que é um fato social e como este se manifesta na sociedade, exemplos são colocados no texto para afirmar a existência e a força dos mesmos. Ao longo do texto podemos ver exemplos de fatos sociais como o uso da língua em que o autor nos mostra que mesmo não sendo obrigado a falar a mesma língua que todos, se não o fizesse seria impossível manter alguma comunicação e, portanto, é impossível agir de outra maneira. Em outro momento do texto, Durkheim exemplifica como a educação das crianças consiste em moldá-las a pensar e agir de um modo adequado para os olhos da sociedade.
...