TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLAS CONTABEIS - REDITUALISMO

Artigos Científicos: ESCOLAS CONTABEIS - REDITUALISMO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  2.562 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE BELO HORIZONTE

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO CONTÁBIL

PROFESSORA: BARBARA SILVA

15 MAIO 2014

CAROLINA MAURA FERREIRA

RESENHA: CONTABILIDADE: ASPECTOS RELEVANTES DA EPOPÉIA DE SUA EVOLUÇÃO

IUDÍCIBUS, SERGIO; MARTINS, ELISEU; CARVALHO, L.NELSON. R CONT. FIN.-UPS, SÃO PAULO, n.38, p. 7-19, Maio/ Ago.2005

Esse texto tem por objetivo apontar os principais aspectos da história da evolução da Contabilidade, através das fases históricas registradas durante seu desenvolvimento, desde a fase mais simples de escrituração baseado no método de partidas dobradas até a fase em que a contabilidade passa a ser estudada como um ramo das Ciências Sociais. Ao longo do texto são destacadas varias abordagens, teorias e acontecimentos históricos que explicam a Contabilidade como uma ciência social.

A Contabilidade pode ser considerada como principal conhecimento para a formação de pessoas capacitas para atuar nos processos decisórios de uma entidade, é a habilidade de conseguir capturar, medir, avaliar e comunicar efeitos, apoiando-se em áreas afins como a Economia, o Direito, a ciência da computação e os métodos quantitativos.

É importante ressaltar que contabilidade é explicada por teorias de caráter científico, possui aspectos práticos de suma importância, que é o de servir como instrumento de avaliação da entidade e gestores, da prestação de contas e como ferramenta básica para a tomada de decisões. “Na verdade, os autores acima se referem à Contabilidade como hoje a conhecemos (como sistema de escrituração e posteriormente de informação), pois suas formas mais rudimentares já se evidenciavam a muito tempo” (p. 1).

O sistema de escrituração e da Contabilidade atual surgiu através da contribuição de vários povos. Mesmo com maior desenvolvimento na Itália, podemos dizer que os Fenícios, Persas, Gregos, Egípcios, os antigos habitantes do Iraque, Romanos e etc., são importantes para explicar os antecedentes da Contabilidade.

Destaca se de maneira geral a influências dos Árabes, com o conceito do Zero, lógica da aritmética e algébrica e o sistema numérico arábico.

Leonardo Fibonacci levou para a Europa as experiências e os conhecimentos adquiridos com os Árabes, escreveu em 1202 o Líber Abaci.

O autor do método de partidas dobradas ainda é desconhecido, mas Luca Pacioli foi seu principal divulgador.

A Contabilidade é comparada ao desenvolvimento dos seres vivos, pois sua evolução acontece de forma lenta, iniciando como um embrião 6.000 a.c, no ano de 2.000 a.c com a invenção dos bens, direitos e obrigações, seu processo evolutivo recebeu muitas contribuições das civilizações clássicas, continua em aperfeiçoamento até a invenção do método de partidas dobradas e da Contabilidade como uma técnica completa de escrituração e demonstração contábil.

Portanto a Contabilidade passou primeiro pelo seu processo de escrituração, passando por um lento processo de evolução para o estado de ciência, tendo como principal fator de motivação a necessidade de obter ganho (lucro), de acompanhar a riqueza patrimonial de entidades ou mesmo pessoas.

A Contabilidade assumiu sua postura cientifica no século XIX, deixando o simples sistema de escrituração e passando a analisar a Contabilidade entre as ciências. “Introdução dos raciocínios sobre custos de oportunidade, risco e juros e etc, uma vez constituída a entidade, era necessário, portanto, seguir a evolução do seu patrimônio” (p. 4).

“Na visão destes ensaístas, os objetivos têm um alcance e uma hierarquia muito mais amplos do que o objeto. Objetivo é aonde se quer chegar e quem se quer encontrar; objeto representa o contexto formal da estruturação patrimonial que se alterar à medida que os eventos são captados e registrados pela técnica contábil” (p. 4).

“O objetivo nasce da necessidade dos usuários. O objeto, o patrimônio, é a grande resposta contábil” (p.4)

O trabalho não expõe todas as principais abordagens, citam algumas que melhor explicam a evolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com