ESTRUTURA DE CAPITAL
Tese: ESTRUTURA DE CAPITAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MartaJulia • 4/9/2014 • Tese • 839 Palavras (4 Páginas) • 263 Visualizações
ESTRUTURA DE CAPITAL
“Define-se estrutura do passivo a participação relativa dos diversos tipos de fontes de capital remuneradas que estão sendo utilizadas para financiar os investimentos do ativo da empresa” (PADOVEZE 2007).
A Estrutura de Capital relaciona a função primordial de todo administrador, a maximização da riqueza dos acionistas. Afirma-se que o valor ótimo de uma empresa decorre dentre outros fatores da escolha da estrutura ótima de capital, isto é: escolha da forma de financiamento que proporciona a empresa o menor custo médio ponderado de capital.
ROA: Retorno Sobre ativo = Lucro Liquido / Ativo Total
Vantagens e Usos de ROA; Ativos da empresa devem contribuir de alguma forma para o desempenho de uma organização. Retorno Sobre Ativos é uma maneira de a empresa manter o seu negocio responsável perante este fato básico, através da analise de valor de seus ativos em relação ao seu Lucro Liquido. Se ROA é menor do que os outros lançamentos em seu setor, pode ser sinal de que a empresa esta colocando seus ativos para o melhor uso e que ela pode estar perdendo dinheiro, investindo em ativos que não agregam valor produtivo. Já se ROA for maior pode provar que a empresa usa os ativos de forma muito eficiente e que suas compras estão fazendo contribuições para a sua linha de fundo.
ROI: Retorno Sobre Investimento = (Lucro – Investimento Inicial) / Investimento Inicial
Vantagens e Usos de ROI; É usado para determinar o impacto incremental sobre os ganhos que um investimento especifico alcança. Investimentos são sempre feitos com o proposito de aumentar negócios. ROI é uma forma de garantir que tanto um investimento é rentável e medir exatamente como ele é rentável. A principal vantagem dessa métrica é a visão que fornece em exatamente quão bem um investimento esta realizando.
ROA e ROI, são duas medidas de desempenho financeiro utilizado por empresas e investidores. Ambas as métricas podem discernir sobre como as decisões de investimentos e financiamentos contribuem ou prejudicam o sucesso de uma empresa, mas cada um lança luz sobre um aspecto diferente do desempenho. Compreender as formulas para ROA e ROI, bem como os conhecimentos adquiridos através de cada um, pode ajudar a usar as duas métricas para manter um controle mais rígido sobre as finanças de seu negocio.
ROE: Retorno Sobre Patrimônio Liquido = Lucro Liquido / patrimônio Liquido
Representa uma taxa de retorno do investimento dos acionistas na empresa. Este indicador é calculado tomando-se o Lucro Liquido declarado na DRE e dividindo pelo Patrimônio Liquido declarado no Balanço Patrimonial do período contábil imediatamente anterior ao atual. O ROE é uma importante medida de desempenho da companhia, mostrando se ela esta ao menos gerando rentabilidade aos acionistas da empresa.
EVA: Valor Econômico Adicionado = Resultado Op. Liquido Após Imposto de Renda – (Custo x Capital)
O anteprojeto de alteração da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1.976 (Lei das S/A) prevê em seu artigo 4º, a introdução de um novo documento a ser elaborado pelas sociedades Anônimas, denominado Demonstração do Valor Adicionado – DVA, este fato traz a evidencia o conceito de Economic Value Added – EVA, termo inglês do qual se origina a Valor Econômico Adicionado ou simplesmente Valor Adicionado.
Valor adicionado e a Gestão financeira.
A ideia que se pretende firmar através do EVA é a de que os acionistas devem ser remunerados a uma taxa de retorno do capital investido que seja pelo menos igual a taxa de remuneração que seria obtida caso tivessem aplicado em outro tipo
...