ESTUDO DE CASO: O USO DOS DISPOSITIVOS PROPOSTOS PELO LIVRO DIDÁTICO
Por: fernandamendes88 • 11/12/2018 • Relatório de pesquisa • 1.333 Palavras (6 Páginas) • 337 Visualizações
[pic 1]
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE
Programa Formação pela Escola
Curso: PLi
ESTUDO DE CASO: O USO DOS DISPOSITIVOS PROPOSTOS PELO LIVRO DIDÁTICO
Tutor: Diolirio Araújo Medeiros[1]
Cursistas:
Daniele Xavier
Fernanda Mendes
Olívia Alcântara[2]
COLETA DE DADOS
Ao aplicar a pesquisa no Centro Educacional de Boninal, foi percebido de imediato que a instituição é beneficiada pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Foi feita uma observação e conversa com professores e coordenação da gestão, dentre as questões analisadas foi percebido o atendimento por parte das editoras no período de escolha, mas após esse período é como se o processo do PNLD se encerrasse quando na realidade ele começa a ser instrumento de aprendizagem de inúmeros alunos e com isso queremos elucidar a importância de um tratamento pós escolha do livro. São os próprios professores que fazem a escolha do livro. Estes reunidos na escola, durante o ano, procedem à escolha, orientados pelo Guia do Livro Didático e coordenados pela gestão e coordenação pedagógica.
Os professores ressaltaram ainda que os livros didáticos é um dos recursos pedagógicos mais importantes na sala de aula, pois oferecem subsídios e facilitam na prática pedagógica, como também possibilita ao educando uma melhoria no seu desenvolvimento intelectual, possibilitando uma melhor compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula, mas são poucos que utilizam as instruções e os dispositivos propostos pelo livro, recursos esses que facilitam na aprendizagem do aluno tornando a prática em sala rica de informações e valor ao cotidiano do aluno.
OBJETIVO GERAL
- Identificar avanços e dificuldades dos programas do livro didático no Centro Educacional de Boninal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer a importância do programa do livro e seu uso.
- Identificar, através da comunidade escolar, as necessidades da escola em relação aos livros.
METODOLOGIA
Entrevista com pais, gestores, professores, alunos e pais do Centro Educacional de Boninal para a coleta de dados que possam revelar aspectos positivos e/ou negativos a respeitos dos programas do livro.
CONCLUSÃO
O presente trabalho é resultado da observação feita quanto ao uso do livro didático no Centro Educacional de Boninal.
A relevância justifica-se pelo fato do PNLD ser um programa bem estruturado ao avaliar as obras que serão disponibilizadas para escolha, mas os professores ainda sentem a dificuldade em sua utilização. O livro tem como propósito auxiliar o professor, a intenção é elucidar a necessidade de uma formação pós escolha do livro, para que os profissionais não se sintam tão perdidos diante das inúmeras possibilidades de abordagem para suas aulas.
Inúmeras foram as adaptações feitas ao PNLD ao longo do percurso do programa a necessidade que chama a atenção é que o livro atualmente possui muitos dispositivos, mas infelizmente existe ainda a falta de uma capacitação para o uso dos dispositivos auxiliares que o livro possui, alguns professores ainda relutam em usar os textos, CDs e até mesmo o site disponibilizado pela editora para a elaboração de suas aulas.
O livro didático deve ser um suporte para o trabalho realizado e não ser um elemento isolado dentro do contexto escolar, nem ser visto como padrão de excelência no processo ensino-aprendizagem, mas o problema não está no livro didático em si, mas na relação entre o professor e o livro tornando-o uma solução única e absoluta, excluindo qualquer outra possibilidade formulação do conhecimento. O professor deve tornar o processo metodológico sob sua responsabilidade, estabelecendo junto aos alunos uma relação de aprendizagem prazerosa e dinâmica.
Para se desvencilhar dessa dependência do livro didático, a capacitação do professor pode fazer com que o mesmo perceba e compreenda as diferentes concepções que possam a vir surgir diante das indagações dos alunos, nessa mediação da relação entre aluno e livro didático, o professor necessita estar seguro do que tem de transmitir para poder interagir em condição com qualquer metodologia de ensino ou instrumento didático-pedagógico.
O professor na utilização do livro didático deve provocar o conhecimento do aluno de forma que construa e desafie o mesmo a pensar, transferindo o conhecimento para situações cotidianas do aluno e assim o mesmo encontrará sentido no que está no livro didático aliando a teoria que pode apresentar realidades diferentes do meio no qual vive, proporcionando ao aluno o conhecimento de fato.
Se o livro didático proporciona ao desenvolvimento de atitudes favoráveis à sociabilidade, a cooperação e a tomada de decisões, além de possibilitar o estabelecimento de relação entre a realidade do aluno e o conteúdo trabalhado.
Mesmo com alguns entraves, é perceptível que o livro ainda é uma fonte de leitura de extrema importância para professores e alunos, ele é o principal suporte na construção do conhecimento que acontece em sala de aula alicerçando com a teoria a relação entre o conhecimento do professor e o conhecimento do aluno.
...