ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL, DIAGNÓSTICO SOCIAL E RELATÓRIO FINAL
Por: Regi15 • 15/5/2018 • Projeto de pesquisa • 2.382 Palavras (10 Páginas) • 517 Visualizações
[pic 1]
REGIANE APARECIDA PEREIRA LEITE - RA: 2661138317
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL, DIAGNÓSTICO SOCIAL E RELATÓRIO FINAL
DOURADOS - MS
2017
SUMÁRIO
[pic 2]
1. DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL... 03
1.1 IDENTIFICAÇÕES DO CAMPO 03
1.2 IDENTIFICAÇÕES DO SUPERVISOR DE CAMPO 03
1.3 DESCRIÇÕES GERAIS DO CAMPO·------------------------------------------------------03
1.4 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO 04
1.5 SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO 04
1.6 CONSIDERAÇÕESPARCIAIS SOBRE O DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL 05
2. DIAGNOSTICO SOCIAL 06
2.1 TABULAÇÃO 06
3. IDENTIFICAÇÃO 09
4. INTRODUÇÃO 10
5. DESENVOLVIMENTO 11
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ---------------------------------------------------------13
8. ANEXO - QUESTIONÁRIO 14
- DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
1.1 Identificações do Campo:
Nome da Organização: CRAS Manilde Barbosa Spence do Distrito de Prudêncio Thomas
Endereço: Rua Lourival Barbosa s/n, Distrito de Prudêncio Thomaz, Rio Brilhante – MS
Telefone: (67) 3445-1405
Email:
1.2 Identificações do Supervisor de Campo
Nome da Supervisora: Ana Rosa Cumarro Ferreira
CRESS: 4485 - 21ª Região/MS
E-mail: aninhaphf2009@hotmail.com
1.3 Descrições gerais do campo
O CRAS do Distrito de Prudêncio Thomaz, município de Rio Brilhante – MS tem por finalidade atender as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, ofertando o trabalho social com as famílias através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral as Famílias (PAIF), desenvolvido principalmente em grupos buscando sempre a participação da família com intuito de orientá-las e prevenir situações de vulnerabilidade ou violência. Tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais na sua região de abrangência por meio de serviços de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Os serviços desenvolvidos pela instituição concentram em realizar atendimento social, palestras em grupos socioeducativos, concessão de benefícios socioassistenciais, encaminhamentos para as redes sociais e a garantia de direitos ao cidadão
O público atendido pelo CRAS são pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, conseqüência da fragilização de vínculos afetivos, pobreza, miserabilidade, privação da ausência de renda e serviços públicos.
O CRAS atende as famílias do Distrito de Prudêncio Thomaz e famílias do assentamento Silvio. O atendimento é para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, conseqüência da fragilização de vínculos afetivos, pobreza, miserabilidade, privação da ausência de renda e serviços públicos. Tem como público prioritário nas suas ações famílias que possuem algum benefício da Assistência Social, como por exemplo, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros benefícios da Assistência Social.
- Estrutura e funcionamento da organização:
Os recursos humanos, financeiros e outros necessários para o alcance dos objetivos da instituição, competem dos recursos repassados do Governo Municipal, Estadual e Federal. A instituição está dividida em coordenador, assistente social, psicólogo, educador social e recepcionista.
1.5 Serviço Social na instituição
O Serviço Social no CRAS tem como objetivo acompanhar as famílias referenciadas a ele e realizar articulações com outras redes sociassistenciais presente no território, bem como realizar encaminhamentos necessários a esta rede. O Serviço Social deve atuar juntamente com outros profissionais, formando uma equipe multiprofissional e interdisciplinar.
Os instrumentais utilizados pelos assistentes sociais no trabalho no CRAS são o atendimento individual, acolhida, escuta, visita domiciliar, trabalho sócio-educativo, grupo, planejamento familiar, liberação de documentos, orientação, reunião, grupos e palestras.
Além do atendimento diário e encaminhamento dos usuários aos serviços assistências, o CRAS de Prudêncio Thomaz realiza ações com grupos de convivência e fortalecimento de vínculos e oficinas que integram e capacita a comunidade.
Atualmente o CRAS conta com o grupo de fortalecimento de vínculos com crianças e adolescente que acontecem de segunda a quinta nos períodos matutinos e vespertinos, que conta com aproximadamente 50 crianças, o grupo com os idosos que acontecem a cada 15 dias que tem a participação de 23 idosos onde é trabalhado o convívio familiar através de palestras, oficinas, atendimento individualizados.
O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos é segundo a Tipificação Nacional de Serviços Sociassistenciais, um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências e desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar socialização e a convivência comunitária.
1.6 Considerações Parciais sobre o Diagnóstico Institucional:
Considerando o Diagnóstico Social, pode-se concluir que o CRAS é de fundamental importância para a sociedade, pois através dele que a proteção social se territorializa e se aproxima da população mais vulnerável, reconhecendo a existência das desigualdades sociais e a importância de políticas públicas para redução dessas desigualdades, pois previnem situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias.
...