Economia
Trabalho Universitário: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunohmagro • 29/9/2013 • 438 Palavras (2 Páginas) • 1.755 Visualizações
1) Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?
Considerando que os preços relativos é a relação estabelecida entre pares de preços importantes em uma economia com a finalidade de avaliar a sua evolução em período de tempo, sua importância está na capacidade de avaliar como uma variação de preços de determinados bens tende a afetar o consumo dos mesmos pelas famílias com esta variação.
2) No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus?
Coeteris paribus é uma expressão oriunda do latim que significa tudo o mais constante e no raciocínio econômico é importante, pois nos permite supor que, ao analisarmos um determinado, todos os outros estejam constantes, ou seja, supõe que o mercado em estudo não afeta e nem é afetado pelos demais.
Então quando queremos, por exemplo, saber o efeito isolado de uma variação de preço sobre a procura de um determinado bem, independentemente do efeito de outras variáveis que afetam a procura, como a renda do consumidor, gastos e preferencias, etc.
3) Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica?
A Microeconomia ou também conhecida como Teoria de preços é a fatia da economia que estuda, basicamente, o comportamento das famílias e das empresas nos quais operam. Sua maior preocupação é a análise parcial, com as unidades (Consumidores, firmas, mercados específicos).
4) Como se divide o estudo microeconômico?
Como sabemos, a microeconomia preocupa-se com em explicar como é formado os preços de produtos finais e de fatores de produção num equilíbrio. Esse estudo divide-se, basicamente em três partes, são elas:
- Teoria do consumidor: Estuda as preferências do consumidor.
- Teoria da firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros
- Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado.
5) Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?
Demanda ou procura é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período, dada sua renda, seus gastos e o preço de mercado.
A diferença entre a demanda e a quantidade demandada é que a primeira representa todas as variáveis que afetam a demanda e já a segunda representa as variações sofridas ao longo da curva de demanda, unicamente motivada por alterações no preço dos bens em análise, desprezando as demais variáveis.
6) Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?
Oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam vender em determinado período.
As variáveis que afetam a oferta são: quantidade ofertada do bem, preço do bem, preço dos fatores e insumos de produção, preço de outros bens, substitutos na produção, objetivos e metas do empresário.
...