Economia
Artigo: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yuricoldrain • 4/11/2014 • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 1.488 Visualizações
T.1. Do que trata a economia? Perspectiva de Marshall e de Robbins.
A despeito da complexa teia de relações sociais e da multiplicidade dos fatores condicionantes que envolvem a ação econômica, há, entretanto, um conjunto destacado de aspectos particulares da realidade social que gravitam mais especificamente no campo de interesse da economia, um deles é o trinômio Riqueza – Pobreza – Bem Estar, destacado por A. Marshall, ou então por outro trinômio, Recursos – Necessidades – Prioridades, aprofundado por L. Robbins.
T.2. Tipologia da economia? A quantificação da realidade e as variáveis econômicas: Distinção entre variáveis quantificáveis e as relações entre variáveis.
A economia centra a sua atenção nas condições da prosperidade material, na acumulação da riqueza e em sua distribuição aos que participaram do esforço social de produção. A ênfase maior ou menor com que cada um desses aspectos é tratado fica na dependência do pensamento central a que se subordina cada uma das escolas do pensamento econômico. Dado seu enquadramento no campo das ciências sociais e suas ligações com diferentes correntes do pensamento, cabe destacar: As ligações da economia com outras ciências sociais; a fixação dos pontos básicos em que se apóia o estudo da economia; as diferentes concepções da economia, envolvendo seu objeto e conceito; a metodologia de desenvolvimento do conhecimento econômico; as divisões usuais da economia; o significado e as limitações das leis econômicas.
Distinção entre variáveis quantificáveis.
A distinção que cabe fazer entre as variáveis é a sua origem e natureza. Ou seja, o produto da atividade econômica é uma variável, os conjuntos de renda também são variáveis, as exportações e importações, a poupança, a taxa de juros é outra importante variável. Portanto, as variáveis econômicas são algoritmos indicativos de diferentes grupos, como as variáveis - fluxo e as variáveis - estoque.
As variáveis - fluxo são indicadores de transações ocorridas ao longo de determinado período de tempo, como o PIB, sendo que este muda a cada ano, variando conforme os tributos arrecadados e conforme os gastos correntes do governo. As variáveis - estoque, expressam dados em determinado momento, como o nível das reservas cambiais de um país, a riqueza nacional acumulada e a população economicamente mobilizável.
Relações entre as variáveis.
As variáveis, tanto as econômicas, como as fluxos e as estoques são interconectadas, estabelecendo assim, diferentes formas de relações como as funcionais, incrementais e as matriciais.
Relações funcionais:
As relações funcionais expressam o regime de dependência entre variáveis, ou seja, trata-se de uma relação inversa, onde quanto menores os preços de produtos, maiores serão as quantidades procuradas e uma função direta, onde quanto maior o nível de renda, maior poderá ser o consumo.
Relações incrementais:
Estas expressam variações cumulativas, ao longo do tempo, que são dependentes ou não de fatores comuns ou interconectados.
Relações matriciais:
As relações matriciais indicam a interdependência de conjuntos interconsistentes de variáveis. São indicadas através da construção de matrizes de dupla entrada. Correlacionando-se linhas e colunas de variáveis interconsistentes.
T.3. Preocupações do estudo da economia? A ação economia e seus principais condicionamentos.
A economia é um estudo da humanidade nas atividades correntes da vida; examina a ação individual e social em seus aspectos mais estreitamente ligados à obtenção e ao uso das condições materiais do bem estar. Assim de um lado é o estudo da riqueza; e, de outro, e mais importante, uma parte do estudo do homem. Vejamos agora algumas das principais questoes estudadas pela economia:
• Quais as causas que afetam o consumo e a produção, a distribuição e a troca de rquezas;a organização da industria e do comercio.
• Qual o alcance e a influencia da liberdade econômica. Qual sua importância, efeitos imediatos e remotos. Até que ponto os incovenientes da liberdade econômica, para os que dela não se beneficiam, justificam modificações em instituições como a propriedade e a livre empresa.
• Como deve ser distribuída a incidência de impostos entre
...