TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia No Brasil

Casos: Economia No Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Armênia, República Dominicana, Gâmbia, Gana, Indonésia, Zâmbia, Tunísia e Brasil. Estes foram os oito países, de uma lista total de 90 economias – ou seja, menos de 10% da amostra – que subiram os juros básicos da economia neste ano, de acordo com levantamento do site especializado no assunto "Central Bank News".

Nesta semana, a taxa Selic, referência para a economia brasileira, foi elevada pela quinta vez neste ano, para 9,5% ao ano, o maior patamar desde março do ano passado, o que levou o Brasil, novamente, à liderança do ranking mundial de juros reais – calculados após o abatimento da inflação prevista para os próximos 12 meses – pelo MoneYou.

Selic 9,5 - matéria (Foto: Arte/G1)

Em 2013, os juros básicos do Brasil já subiram 2,25 pontos percentuais para controlar as pressões inflacionárias, de 7,25% para 9,5% ao ano. Segundo a listagem do site especializado, os juros básicos subiram mais, neste ano, somente na Gâmbia, cuja taxa subiu 6 pontos percentuais em 2013. Nos demais países, a elevação não foi superior a 1,5 ponto percentual – caso da Indonésia.

Ao mesmo tempo, outros 36 países reduziram a taxa básica de juros da economia neste ano para estimular a economia, em um momento no qual a conjuntura internacional ainda se ressente dos efeitos da crise financeira. Entre eles, estão economias mais tradicionais, como os países da Zona do Euro, e outras emergentes, como México, Índia, Colômbia e Turquia.

De acordo com o levantamento do Central Bank News, a maior parte dos países pesquisados (46 economias), porém, manteve a taxa estável em 2013. É o caso da Inglaterra e dos Estados Unidos, por exemplo. Nestas nações, porém, os juros já estão próximos de zero. Por conta disso, o Federal Reserve (BC norte-americano) tem se utilizado da injeção direta de recursos nos mercados – processo que ficou conhecido como “quantitative easing” – e que, de acordo com as sinalizações, tende a ser mantido por mais algum tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com