Economia Políticia
Artigo: Economia Políticia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brenotkgomes • 19/8/2014 • 587 Palavras (3 Páginas) • 254 Visualizações
O conceito economia
A economia é fortemente influenciada , tanto em sua construção como ramo do conhecimento. Ao longo do tempo , as intituiçoes econômicas e as concepções político-ideologicas se modificam . Torna-se geralmente maior a complexidade do processo econômico . Surgem novas preocupações . E evolui , o conceito de economia .
Em seu nascedouro , a denominação usual da economia era adjetivada . Denominava-se economia política . Com o tempo , a adjetivação caiu em desuso . Evoluiu para economia .
Da Antiguidade ao Renascimento , as questoes econômicas de maior relevância eram os sistemas da posse territorial ,a arrecadação de tributos , o comercio inter-regional , o emprego de moedas . Após o Renascimento , os pensadores pós-renascentistas definiam a economia como ramo do conhecimento voltado para a administração do Estado , sob o objetivo central de promover seu fortalecimento . Justificava-se , a adjetivação – economia política .
No século XVIII , novas concepções se desenvolveram . A preocupação central já não era com o fortalecimento do Estado , mas com a riqueza das nações . Duas obras foram publicadas e , com elas , abriu-se uma nova era no estudo da economia : a era clássica . As obras de Fraçois Quesnay e Adam Smith .
Quesnay queria demonstrar como se formava a riqueza e como ela se distribuía entre três classes sociais : a dos produtores rurais , a dos artesãos urbanos e a dos nobres proprietários .
Smith , fundamentou-se em axiomas folosoficos . Não foram com a riqueza das nações suas primeiras preocupações acadêmicas . Os sentimentos morais , as paixões originais da natureza humana , a busca da aprovação social , foram os pressupostos de sua descriçao da ordem acadêmica , fundamentada nas leis que regem a formaçao , a acumulação , a distribuição e o consumo da riqueza . Este polinômio foi a base do conceito clássico de economia .
No conceito clássico , da formaçao da riqueza , passando pela acumulação e pela distribuição , todo processo econômico deveria de ser cuidadosamente classificado e investigado . Daí resultariam seus núcleos de sustentação : princípios , teorias e leis explicativas da realidade econômica .
Os neoclássicos , mais conservadores , buscaram entender o equilíbrio do processo econômico , tal como se apresentava . Por isso mesmo , sintetizaram os temos cruciais da economia em um novo trinômia : riqueza-pobreza-bem-estar.
Os pontos fundamentais da abordagem neoclássica , por Marshall , são :
- A economia examina a ação individual e social , em seus aspectos mais estritamente ligados à obtenção e ao uso dos elementos materiais do bem-estar . Assim , de um lado , é um estudo da riqueza ; e , de outro , é uma parte do estudo do homem .
- A economia é um estudo dos homens tal como vivem , agem e pensam nos assuntos ordinários da vida . Mas diz respeito aos motivos que afetam a condução do homem com as questoes que interferem em sua riqueza e nas condições materiais do seu bem-estar .
Daí foram derivadas algumas de suas mais contundentes observações sobre o cater social da economia . Entre as mais citadas , destacam-se :
- O estudo das causas da pobreza ;
-
...