TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Fisica para Grupos Especiais

Por:   •  30/4/2019  •  Resenha  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

A vídeo aula apresentada trata dos paradigmas histórico sociais pelos quais foram submetidas as pessoas com necessidades especiais nos diversos setores da sociedade, quais são:

a) Exclusão:

Conceito - Modelo no qual as pessoas com algum tipo de deficiência eram consideradas como dependentes e incapazes de executar qualquer função na sociedade, não sendo assim reconhecidas como pessoas produtivas.

Forma de atendimento - Dependendo da sociedade: eram mortos, abandonados, expostos ou punidos tendo em vista que acreditavam que padeciam de um castigo divino. Entretanto não há registro de que em alguma sociedade houvesse algum esforço organizado ou específico pra que pudessem ser abrigados ou protegidos.

b) Segregação:

Conceito - Modelo no qual, a partir da concepção vigente na sociedade, acreditava-se que as potencialidades dos sujeitos com deficiência não tinham credibilidade e havia a idéia socialmente difundida de que as pessoas com deficiência poderiam oferecer algum perigo para a sociedade, sendo então estes indivíduos isolados em instituições segregadoras.

Forma de atendimento - A forma de tratamento era a institucionalização, que fazia com que as pessoas fossem agrupadas (presas) em instituições segregadoras, lugares de onde raramente iriam sair novamente, afastadas do convívio em sociedade e de sua família.

c) Integração:

Conceito - Modelo no qual o aluno é trabalhado, lapidado para acompanhar o ensino das escolas regulares e, quando não consegue se adaptar, é enviado de volta às escolas ou salas especiais.

Forma de atendimento - Eram criadas classes especiais dentro de escolas comuns. No modelo de integração, os testes de inteligência desempenharam um papel relevante, no sentido de identificar e selecionar apenas as crianças com potencial acadêmico.

d) Inclusão:

Conceito - Nesse modelo não é o aluno que deve se adaptar à escola, mas são as instituições educacionais que têm de se estruturar para atender à demanda da diversidade humana.

Forma de atendimento - A integração física ocorre quando as classes ou unidades de educação especial são inseridas na escola regular, mas continuam mantendo uma organização independente, embora possam compartilhar alguns ambientes comunais, como o pátio ou o refeitório. A integração social supõe a existência de unidades ou classes especiais na escola regular, em que os alunos escolarizados nelas realizam algumas atividades comuns com os demais colegas, como jogos e atividades extras escolares. A Integração funcional é considerada a forma mais completa de integração. Os alunos com necessidades educativas especiais participam, em tempo parcial ou completo, nas classes de ensino comum e incorporam-se à dinâmica escolar.

Nas palavras do Professor se evidencia que o processo histórico vivenciado pelas pessoas com deficiência, percebe-se que estes foram sujeitos às várias experiências adotadas como modelo pela sociedade. As primeiras mudanças ocorreram devido às famílias que tinham um olhar a partir da realidade do deficiente e, assim começaram a mobilizar-se em busca de uma mudança de comportamento de todo estado social, visando à melhoria da qualidade de vida e a garantia de seus direitos enquanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com