Efeito Estufa
Trabalho Universitário: Efeito Estufa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 29/9/2014 • 1.562 Palavras (7 Páginas) • 306 Visualizações
ados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender com esta aula, por meio de uma animação ilustrada, o que é o Efeito Estufa.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (02) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com os alunos.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Aula conceitual;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Sugerimos que o professor inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar e ou se sabem o que é Efeito Estufa. Após as discussões, o professor deverá pedir para que eles procurem em um dicionário o significado da palavra "estufa".
Atividade 1
O professor deverá trabalhar com os alunos o texto explicativo (abaixo) sobre o fenômeno do Efeito Estufa. Este texto está dividido em doze (12) partes. Sugerimos que o professor distribua estas partes do texto para doze pequenos grupos de alunos e peça para que eles façam a leitura como se fosse um jogral. A cada leitura (das partes do texto), o professor deverá questionar os alunos sobre sua compreensão e favorecer que eles entendam seu conteúdo, mostrando as imagens do texto para os alunos, facilitando o entendimento do fenômeno. Dessa forma, o conceito será trabalhado de maneira mais dinâmica e ainda favorecendo a participação dos alunos.
Texto: Efeito Estufa
Referência do Texto:
Disponível em: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html
Parte 1: O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra.
Parte 2: Isto se deve principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos.
Parte 3: Nos últimos anos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; este aumento se deve à utilização de petróleo, gás e carvão e à destruição das florestas tropicais.
Parte 4: A concentração de outros gases que contribuem para o Efeito de Estufa, tais como o metano e os clorofluorcarbonetos também aumentaram rapidamente.
Parte 5: O efeito conjunto de tais substâncias pode vir a causar um aumento da temperatura global estimado entre 2 e 6 ºC nos próximos 100 anos.
Parte 6: Um aquecimento desta ordem de grandeza não só irá alterar os climas em nível mundial como também irá aumentar o nível médio das águas do mar em, pelo menos, 30 cm, o que poderá interferir na vida de milhões de pessoas habitando as áreas costeiras mais baixas.
Parte 7: Se a terra não fosse coberta por um manto de ar, a atmosfera, seria demasiado fria para a vida. As condições seriam hostis à vida, a qual de tão frágil que é, bastaria uma pequena diferença nas condições iniciais da sua formação, para que nós não pudéssemos estar aqui a discutindo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1321/imagens/planeta1.jpg
Figura 1 - Relacionada com as explicações do Texto. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html
Parte 8: O Efeito Estufa consiste, basicamente, na ação do dióxido de carbono e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da terra, reenviando-os para ela, mantendo assim uma temperatura estável no planeta.
Parte 9: Ao irradiarem a Terra, parte dos raios luminosos oriundos do Sol são absorvidos e transformados em calor, outros são refletidos para o espaço, mas só parte destes chega a deixar a Terra, em conseqüência da ação refletora que os chamados "Gases de Efeito Estufa" (dióxido de carbono, metano, clorofluorcarbonetos- CFCs- e óxidos de azoto) têm sobre tal radiação reenviando-a para a superfície terrestre na forma de raios infravermelhos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1321/imagens/estufa.jpg
Figura 2 - Relacionada com as explicações do Texto. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html
Parte 10: Desde a época pré-histórica que o dióxido de carbono tem tido um papel determinante na regulação da temperatura global do planeta.
Parte 11: Com o aumento da utilização de combustíveis fósseis (Carvão, Petróleo e Gás Natural) a concentração de dióxido de carbono na atmosfera duplicou nos últimos cem anos.
Parte 12: Neste ritmo e com o abatimento massivo de florestas que se tem praticado (é nas plantas que o dióxido de carbono, através da fotossíntese, forma oxigênio e carbono, que é utilizado pela própria planta) o dióxido de carbono começará a proliferar levando, muito certamente, a um aumento da temperatura global, o que, mesmo tratando-se de poucos graus, levaria ao degelo das calotas polares e a grandes alterações a nível topográfico e ecológico do planeta.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1321/imagens/estufa2.jpg
Figura 3 - Relacionada com as explicações do Texto. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html
Exemplos de Poluentes Atmosféricos
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1321/imagens/poluentes.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1321/imagens/truck009.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1321/imagens/fic4.jpg
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1321/imagens/inrt.jpg
Figura 4 - Relacionada com as explicações do Texto. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html
Referência do Texto e de todas as figuras:
Disponível em: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html Acesso em 20. Set. 2008.
Atividade 2
Após a leitura e discussão do texto acima, sugerimos que o professor peça para os alunos construírem um glossário dos termos que aparecem neste. Ressaltamos que, além do professor permitir que o aluno acrescente no glossário termos que lhe causou dificuldades para a compreensão do texto, é importante que o professor sugira alguns, tais como: Dióxido de Carbono (CO2), Clorofluorcarbonos, Ozônio (O3), Camada de Ozônio, Desmatamento, Metano (CH4), Atmosfera, Biosfera e Fotossíntese. Abaixo segue a definição de cada um dos termos.
Dióxido de Carbono (CO2) - Representado pela fórmula CO2, é um gás naturalmente presente na atmosfera terrestre em quantidades muito pequenas (apenas cerca de 0,03 % do volume da atmosfera é constituído por este gás). É um importante fator na fotossíntese, pois fornece o carbono que será usado para a fabricação de moléculas que armazenam energia na forma de ligações químicas. Trata-se do mais importante gás que provoca o efeito estufa, depois do vapor d'água.
Clorofluorcarbonos -Também conhecidos por CFC's, são substâncias químicas artificiais, utilizadas principalmente em refrigeradores, condicionadores de ar e aerossóis, e constituem o mais poderoso gás que provoca o efeito estufa.
Ozônio (O3) - Gás formado quando hidrocarbonetos reagem com óxidos de nitrogênio na presença de luz solar. É um dos poluentes mais graves da troposfera, contribuindo para a formação do fotoquímica.
Camada de Ozônio - Camada da estratosfera formada pelo gás ozônio. Essa camada atua como barreira parcial à penetração da radiação ultravioleta incidente na superfície terrestre, protegendo-a, portanto, dos efeitos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, causados pelo excesso de tal radiação.
Desmatamento - Qualquer processo de alteração da cobertura vegetal movido pela espécie humana em que a vegetação resultante armazena menos carbono do que a original (incluindo o solo sobre o qual ela se encontra).
Metano (CH4) - Também conhecido como "gás dos pântanos", é formado pela decomposição de compostos orgânicos na ausência de oxigênio por determinadas bactérias, seja em pântanos, seja no estômago do gado, seja no de outros ruminantes. Fontes adicionais, induzidas pela espécie humana, são a queima de biomassa vegetal, vazamentos de dutos de gás natural, plantio de arroz em áreas alagadas e a mineração de certo tipo de carvão mineral. Boa parte do metano desaparece em reações químicas na própria atmosfera e uma fração pequena é absorvida por microorganismos existentes no solo. O metano contribuiu com 15% do efeito estufa.
Atmosfera - Atmosfera é a camada gasosa que envolve o planeta. A atmosfera terrestre consiste de 77% de nitrogênio e 21% de oxigênio. O resto é vapor d'água e outros gases.
Biosfera - A terra é composta por vários ecossistemas sejam eles aquáticos, terrestres ou até mesmo aéreos. A soma de todos estes ecossistemas é a biosfera. Portanto, a biosfera seria a parte na qual ocorre vida no planeta e na qual a vida tem poder de ação.
Fotossíntese - A fotossíntese é uma função que apenas os vegetais são capazes de realizar. É através dela que as plantas produzem compostos orgânicos ricos em energia (glicose) e liberam oxigênio. A fotossíntese ocorre quando a água e o gás carbônico, na presença da luz, dão origem à glicose, nas partes verdes dos vegetais. A folha é a parte do vegetal em que mais se realiza a fotossíntese. Além de ser rica em clorofila, sua posição na planta, geralmente exposta à luz, e sua forma laminar permitem que a energia do sol seja absorvida com maior eficiência.
Referência do Glossário:
Disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./carbono/index.html&conteudo=./carbono/artigos/efeitoestufa.html Acesso em: 16. Dez. 2008.
Em seguida, o professor deverá apresentar o recurso abaixo.
Atividade 3
Recurso:
Efeito estufa
link do recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12645/zip/Efeito estufa/Efeito_estufa.htm
Este recurso é uma animação/simulação em que por meio de flechas a absorção da energia irradiada pela Terra pelo dióxido de carbono ilustrando como o fenômeno do efeito estufa ocorre.
É importante que o professor estimule os alunos a relacionarem as atividades anteriores com o do recurso. Como se a exploração do recurso fosse um fechamento, uma sistematização sobre o que viram anteriormente sobre o Efeito Estufa.
Sugestões:
Pesquisando as Conseqüências do Efeito Estufa
Ao término das atividades acima, sugerimos que o professor peça para que cada grupo faça pesquisas sobre as conseqüências do Efeito Estufa e, que depois apresente-as em sala de aula. A seguir encontram-se sugestões de links sobre a temática em questão.
- O fenômeno do Efeito Estufa pode ocasionar mudanças climáticas. http://www.comciencia.br/reportagens/clima/clima08.htm
- Veja ainda, outras conseqüências que o Efeito Estufa pode ocasionar, no link abaixo:
http://www.geocities.com/Augusta/7135/estufaconsequ.htm
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./carbono/index.html&conteudo=./carbono/artigos/efeitoestufa.html
Recursos Educacionais
NOME TIPO
Efeito estufa Animação/simulação
Recursos Complementares
Internet.
Avaliação
O professor deverá avaliar os alunos na participação das discussões e atividades realizadas durante a aula.
...