TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emergência De Uma Nova Prática Profissional

Trabalho Escolar: Emergência De Uma Nova Prática Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Este trabalho da disciplina Fundamentos Históricos, Teórico-Metodologico do Serviço Social V, tem como objetivo fazer um resgate teórico-metodológico do processo histórico da profissão até seu projeto profissional de ruptura, baseando-se no texto - O Serviço Social e o popular: resgate teórico-metodológico do projeto profissional de ruptura/Maria Ozanirada Silva e Silva(coordenadora)-4. ed- São Paulo:Cortez,2007. No primeiro momento serão identificados os principais pontos abordados pela autora, no que diz respeito ao processo histórico e as transformações as quais foram submetidas a sociedade, a profissão e o sistema capitalista.Após será feita uma análise crítica englobando todo grupo afim de explicitar uma relação quanto a dinâmica da realidade social na contemporaneidade, com a visão critica que nos compete, subseqüente as contribuições obtidas para o amadurecimento profissional em consonância com o Projeto ético político da profissão.

1.1Consolidação e institucionalização do Serviço Social como profissão.

O Serviço Social como profissão está inserido no processo das relações sociais, e não pode ser visto nem pensado deslocado de um contexto, tem que ser atrelado à dinâmica da sociedade. Apesar de suas particularidades no Brasil fica clara a articulação que envolve a relação contraditória e antagônica das classes sociais em diferentes conjunturas.

No Brasil a partir da década de 40 é notório tal contradição no próprio processo de institucionalização e legitimação da profissão com a criação de grandes instituições assistenciais, decorrentes do aprofundamento do modelo corporativista do chamado Estado Novo gerido por Vargas e do desenvolvimento de uma política econômica que favorecia a industrialização, a partir de 1930. Nesse contexto vê-se a necessidade do desprendimento de sua ação caritativa pautada nos ideários da missão política do apostolado social onde o fundamento de sua ação eram pautados na Doutrina Social da Igreja. O Serviço Social rompe com suas origens confessionais, para atender ao Estado e os setores empresariais, que se deparam com as demandas geradas através de movimentos reivindicatórios do proletariado emergente proveniente do desenvolvimento do modelo urbano-industrial que seria responsável pelo processo de desenvolvimento capitalista no país. O serviço Social em sua primeira instância surge para atender aos interesses da classe dominante em detrimento ao proletariado, como executores das políticas sociais do Estado e dos setores empresariais, como forma de enfrentamento da questão social emergente, e controle das classes subalternas.

1.2 Período Desenvolvimentista

Na década de 50 a atuação dos Assistentes Sociais em sua concepção funcionalista, eram acríticos e aclassistas, lhes cabiam atender e mediar grupos isolados que atrapalhavam a coletividade , o equilíbrio social. O Desenvolvimento de Comunidade divulgado e sistematizado pela UNU e organismos internacionais, tinha como intuito combater os focos e avanços do comunismo presentes na América Latina, era uma estratégia para unir os esforços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com