Empresas Diversas
Artigo: Empresas Diversas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Edmeia2014 • 11/4/2014 • 618 Palavras (3 Páginas) • 266 Visualizações
Página 207
1- Sabendo que “ grupo” é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando a obtenção de um determinado objetivo, podemos subclassifica-los em : grupos de comando, tarefa, interesse ou amizade.
Comparando os conceitos, podemos dizer que grupos de comando e tarefa são ditados pela organização e grupos de interesse e amizade são alianças naturais que se formam no ambiente de trabalho.
2- Por ser uma pessoa bastante insegura ingressaria em um grupo pelo fato deste me proporcionar segurança na tomada de decisões e diminuir minhas duvidas.
3- Os grupos geralmente passam por uma seqüência padronizada em sua evolução. O modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo é um processo de cinco etapas diferentes:
1º Formação: Os membros estão “reconhecendo o terreno” para descobrir quais os comportamentos aceitáveis deste grupo.
2º Tormenta: Estagio em que os membros aceitam a existência do grupo mas demonstram alguma resistência aos limites impostos á sua individualidade.
3º Normalização: o grupo se solidifica.
4ºDesempenho: O grupo é totalmente funcional e possui energia para o desempenho da tarefa que deve ser realizada.
5º Interrupção: O grupo se prepara para sua dissolução todas as atenções voltam- se para a conclusão das atividades.
4- Os estudos de Hawthorne deram uma contribuição importante para compreensão do comportamento grupal, principalmente sobre como o comportamento individual é influenciado por normas coletivas e sobre o papel significativo que as normas desempenham na determinação do comportamento individual no trabalho.
5- A experiência tinha a finalidade demonstrar a rapidez com que os indivíduos são capazes de aprender novos papéis, diferentes de suas personalidades, sem qualquer treinamento.
6- Os experimentos de Asch sugerem que existem normas coletivas que nos pressionam em direção a conformidade, ou seja, desejamos ser parte do grupo e não queremos ser vistos como diferentes.
7- Relacionando status e normas podemos dizer que um individuo altamente valorizado pelo grupo é especialmente propenso a não prestar muita atenção as normas.
8- Depende dos critérios utilizados para definir eficácia. Em termos de exatidão, criatividade e qualidade os grupos tendem a ser mais eficazes. Já em termos de rapidez, os indivíduos serão melhores que os grupos devido aos conflitos internos e pressões para a conformidade existente no grupo.
9- Fenômeno que ocorre quando os membros estão tão preocupados em conseguir concordância que as normas para o consenso passam por cima da avaliação realista das alternativas de ação e da possibilidade de expressão dos pontos de vista desviantes, minoritários ou impopulares. Isso descreve uma deterioração da eficiência mental do individuo, de seu senso de realidade e de seu julgamento moral como resultado da pressão do grupo.
10- As mais recentes evidências indicam que as reuniões eletrônicas não trazem a maior parte dos benefícios a que se propõem. Os resultados de diversos estudos mostram que
...