Envelhecimneto Saudavel Na Terceira Idade
Exames: Envelhecimneto Saudavel Na Terceira Idade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kamylana • 15/5/2014 • 1.125 Palavras (5 Páginas) • 375 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA...............................................3
3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO..................................3
4 JUSTIFICA...............................................................................................................4
5 METODOLOGIA.......................................................................................................4
6 REVISÃO BIBLIOGRAFICA.....................................................................................5
7 CRONOGRAMA.......................................................................................................6
8 ORÇAMENTO..........................................................................................................6
9 RESULTADOS ESPERADOS..................................................................................6
10 REFERENCIAS.......................................................................................................7
1. INTRODUÇÃO:
O seguinte projeto de pesquisa tem a perspectiva de tratar sobre o envelhecimento saudável na terceira idade, através de pesquisa, também embasado em situações vivenciadas no dia a dia.
Ao longo do tempo o idoso vem passando por discriminação, exclusão sendo maltratado e, sendo assim, temos que mudar essa visão olhando mais para nossos idosos dando a Eles oportunidade de uma vida saudável proporcionando aumento de expectativa de vida. Para um envelhecimento saudável, faz-se necessário uma busca pela qualidade de vida por meio de uma dieta saudável, não esquecendo a atividade física.
É nosso objetivo fazer com que o idoso seja visto de forma diferenciada em cada uma das suas necessidades físicas, sociais, econômicas, culturais e políticas, como prega a legislação constante do estatuto do idoso.
.
2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:
Identificar a qualidade de vida do idoso e os que vivenciam o risco de vulnerabilidades sociais, garantido condições de vida saudável na terceira idade.
3. OBJETIVOS:
GERAL
- Identificar a qualidade de vida do idoso no seu contexto socioeconômico frente a garantia de direitos a envelhecimento saudável.
ESPECÍFICOS
- Analisar e enriquecer o conhecimento sobre o eixo e fatores condicionantes do envelhecimento saudável.
- Proporcionar tranqüilidade, o aumento da auto-estima e satisfação pela terceira idade.
- Desvelar a atuação do Serviço Social frente as prática interventivas no âmbito das políticas públicas como respostas as demandas apresentadas pelos idosos com especial enfoque na garantia de direitos.
4 - Justificativa:
O envelhecimento humano passa por um processo que é inerente à existência do ser. Está diretamente associado aos fatores biológicos e trás consigo um leque de desafios onde um deles é condicionar que este processo aconteça de maneira saudável e ativa. Assim, com vistas a garantir seus direitos na promoção de qualidade de vida se insere o profissional de Serviço Social, com suas dimensões constitutivas e sua atuação frente à consolidação das políticas públicas como resposta as demandas apresentadas pelos sujeitos considerados idosos. Neste sentido, utiliza de forma ética, comprometida, crítica, propositiva e estratégica instrumentos, valores, saberes, habilidades, suportes legais no enfrentamento dos recortes da questão social instaurados no seio da sociedade que tanto tem a responsabilidade de garantir direitos.
De acordo com o capitulo IV que fala dos direitos a saúde, Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente a terceira idade.
5 – Metodologia:
Quanto a metodologia utilizada para a construção do projeto de pesquisa, esta é de cunho qualitativa por meio de análise bibliográfica que tiveram em seu bojo temáticas pertinentes a problemática em lócus. Assim, considerando os objetivos do estudo buscou-se angariar um rico material submetido a critérios de autenticidade, credibilidade, e confiabilidade das informações.
Pesquisa que contribuiu para realidade dos idosos em relação à qualidade de vida foi realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) define qualidade de Vida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” (1995, citado por Chachamovich, 2005, p.113). Segundo Santos et al (2002, p.1) “o conceito de qualidade de vida varia de acordo com a visão de cada indivíduo”, havendo desta forma uma ampla conceptualização na literatura
...