Era do Conhecimento
Artigo: Era do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: epesente • 23/7/2014 • Artigo • 1.424 Palavras (6 Páginas) • 165 Visualizações
CURSOS PRONATEC CULTURA/IFES REITORIA
DISCIPLINA FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA PARA O TRABALHO
A ERA DO CONHECIMENTO
Eliane Pesente
Não se pode negar o fato de que estamos em plena “Era do Conhecimento”. A informação pura e simples hoje não é mais suficiente. Devido ao grande volume de informações, elas precisam ser filtradas e para isso é necessário o uso do conhecimento e da educação. Antigamente ter um curso superior e falar inglês eram grandes diferenciais para o mercado de trabalho, hoje não é mais, para se ter um diferencial hoje é necessário atualizar-se sempre. Essa atualização não diz respeito somente às habilidades técnicas e sim também ao relacionamento interpessoal, liderança, trabalho em equipe, saber como agir e se comportar no ambiente de trabalho. Então vamos fazer uma reflexão sobre o nosso conhecimento:
• O que eu deveria saber e não sei?
• O que eu deveria saber sobre meu trabalho e não sei?
• O que deveria saber sobre meu curso e não sei?
• Que conhecimento, que, mesmo não relacionado diretamente com meu trabalho ou estudo eu poderia ou deveria saber e não sei?
Hoje não temos desculpas por não sabermos aquilo que deveríamos saber e não sabemos. Hoje todos têm acesso à informação. Na internet obtemos informações sobre tudo.
O que é preciso para obter o conhecimento?
• Ter curiosidade, desenvolver a curiosidade.
• Ter disciplina para ir atrás da informação.
Antes havia a curiosidade, mas não havia o meio para buscar a informação. Hoje, com a internet, esse acesso está disponível a todos, então precisamos usá-la.
Mantendo sua Empregabilidade
Neste inicio do século XXI, onde todos os conceitos estão sendo revistos, paradigmas (representação do padrão de modelos a serem seguidos) estão sendo quebrados, uma nova mentalidade impera no mundo empresarial. A mudança é grande e profunda e como em toda a mudança, o caminho para atingi-la não é fácil e também é inevitável. A única certeza que temos no momento é que nada será como antes, tudo está mudando. A velocidade das transformações é tão grande que não nos damos conta de que não podemos parar. Hoje vivemos on-line, plugados no mundo. Flexibilidade é uma das palavras de ordem neste momento. Uma das definições que podemos dar é que flexibilidade é mudar sem deixar de ser. Temos de nos preparar, estudar, personalizar nossos serviços, trazer um novo conceito de atendimento ao cliente, surpreendê-lo, encantá-lo, mantê-lo como nosso cliente. Mas nada disso deve nos esmorecer – o que torna esse momento especial é que temos a possibilidade de nos tornarmos agentes de mudança, de participar ativamente do momento presente, sendo um dos pilares da nova construção seguindo um caminho de competência, de credibilidade, de certeza de
chegar antes, de fazer mais e melhor.
Alvin Toffler, um dos gurus da administração disse que “O analfabeto do ano 2000 não será a pessoa que não sabe ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”.
Este é outro dos dogmas (opinião imposta, que não admite contestação) do momento. É preciso ter flexibilidade para desaprender o que já sabemos e construir novos conceitos, novas formas de fazer, novas formas de realizar, refazer sempre e mais uma vez, mais e melhor. As empresas buscam profissionais treinados, altamente capacitados, preparados para aceitar desafios, ágeis, inteligentes, atualizados, aqueles que sabem desenvolver projetos novos, formar parcerias e tornar seus os objetivos da empresa.
Competência Amplia Seus Horizontes
No século XXI a tendência no mundo do trabalho é a grande dificuldade de geração de bons empregos, devido à diminuição desta oferta. Este fenômeno é global e parece que chegou ao Brasil para ficar. O perfil do mercado de trabalho é: poucos empregos fixos, profissionais autônomos, empregos temporários, freelancers, teletrabalhos.
Num futuro muito próximo, a grande maioria dos profissionais trabalhará por períodos curtos, sendo chamados a integrar a força de trabalho dependendo das necessidades empresariais. As mudanças das estratégias empresariais configuram um mercado de trabalho seletivo em termos de qualificação profissional. E o kit para sobreviver no novo mundo do trabalho é: educação, capacidade de criar, capacidade de transferir conhecimentos de um campo para outro, saber se comunicar, trabalhar em grupo, ser polivalente e multifuncional.
Carreira
...