Estar Alfabetizado
Pesquisas Acadêmicas: Estar Alfabetizado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VH19 • 7/10/2013 • 1.310 Palavras (6 Páginas) • 395 Visualizações
Alfabetizar e letrar: abrindo caminho para o conhecimento da criança na fase da alfabetização.
O conceito de alfabetizar e letrar
Alfabetizar e letrar é distinto porem precisam andar juntos, é como se fosse, a leitura e escrita que precisam andar juntas para chegar em um resultado satisfatório. São práticas discursivas representadas por fala e escrita e letras, aonde, a alfabetização é a representação do letramento, cujo o letramento e a representação da alfabetização são duas forma de representar todo sistema da escrita.
O letramento é a palavra recém- chegada ao vocabulário da educação, Esta palavra ainda não foi dicionarizada, seu significado atual veio da versão inglesa da palavra “literacy” originária do latim “littera” ( letra) com o acréscimo do sufixo “cy” que denota qualidade, fato de ser, condição e estado.
Segundo Soares “Na segunda metade dos anos 80, há cerca de apenas dez anos, portanto pela primeira vez por Mary Kato em seu livro (No mundo da escrita: Uma perspectiva psicolinguística, Editora ática): a autora, logo no ínicio do livro (p.7), diz acreditar que a língua falada culta é consequência do letramento” (1998,pág 15)
Por riso que se tem falado tanto em letramento sobre o seu conceito e a forma de se trabalhar na escola, práticas de escrita com crianças que está na fase da alfabetização que precisar ser letrada, ou um individuo quem é alfabetizado e que precisa ser letrado. partindo do ponto que o letramento é um estado ou condição de quem não apenas sabem ler, mas sim sabem exercer a norma culta das práticas sociais, ou seja, um individuo que se dedica a leitura e escrita e escrevendo-as dentro dos grafemas e fonemas em fim dentro da norma culta da língua portuguesa no ato de ler e escrever .
Segundo Soares “É preciso alfabetizar letrando que garante desde ao inicio a participação em práticas de leitura e produção de textos reais e diversos”. (1998, pág., 18)
Com base nesta citação de Soares, acredito que alfabetizar letrando é aprender a escrita, a descobrir a escrita, e usar a escrita dentro de diferentes gêneros textuais e tipologias de gêneros.
É ai que o professor alfabetizador precisa entender que a criança desde ao seu nascimento começa a conviver com o mundo das letras a partir do momento em que nasce em uma sociedade letrada e globalizada rodeada de informações e material escrito espalhado pelas ruas ou até mesmo na tecnologia, que hoje vem crescendo em grande abundância pelo mundo e que está inserida dentro da escola. (Celular, Internet, Computador, rótulos em embalagem de produtos alimentícios , Autdor, videogame, Sinaleiro, placa de ônibus) e entre outros meios de comunicação.
Quero expor no projeto um letramento definido num poema feito por uma estudante Norte- américa, KATE M. CHONG, ao escrever sua história pessoal de letramento.
O QUE É LETRAMENTO?
Letramento não é um gancho
em que se pendura cada som enunciado,
não é treinamento repetitivo
de uma habilidade,
nem um martelo
quebrando blocos de gramática.
Letramento é diversão
é leitura à luz de vela
ou lá fora, à luz do sol.
São notícias sobre o presidente
O tempo, os artistas da TV
e mesmo Mônica e Cebolinha
nos jornais de domingo.
É uma receita de biscoito,
uma lista de compras, recados colados na geladeira,
um bilhete de amor,
telegramas de parabéns e cartas
e velhos amigos.
É viajar para países desconhecidos,
sem deixar sua cama,
é rir e chorar
com personagens, heróis e grandes amigos.
É um atlas do mundo,
sinais de trânsito, caças ao tesouro,
manuais, instruções, guias,
e orientações em bulas de remédios,
para que você não fique perdido.
Letramento é, sobretudo,
um mapa do coração do homem,
um mapa de quem você é,
e de tudo que você pode ser.
O poema mostra que o letramento é fundamental na alfabetização só que é muito mais que alfabetizar. Ele mostra e expressa para o leitor muito bem como o letramento é um uma condição do ser humano de se interagi com leitura e a escrita, dentro dos diferentes gêneros e tipos de leitura e de escrita, com as diferentes funções
...