Estudo De Caso
Artigo: Estudo De Caso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: k2014 • 6/10/2014 • 288 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
Estudo de caso
Sinergia e criação de valor no relacionamento das empresas RASIP Agro Pastoril S/A e Excelsior Alimentos S/A
Parte 2
É evidente, diante da vasta literatura a respeito do tema, que muitas vezes os processos de fusão, cisão, incorporação e associação de empresas esbarram na reação restritiva de sócios minoritários ou dissidentes. Os sócios que possuem pequena participação societária na sociedade sentem-se preteridos, ou porque não foram consultados sobre a operação ou porque acabarão sendo rejeitados na nova empresa.
Pensando nisso, ocorreu pelos sócios das duas empresas a preocupação quanto aos 10% do patrimônio líquido da empresa Excelsior Alimentos S.A. que poderão não ser adquiridos pela Rasip Agro Pastoril S.A., na parte 1 deste estudo de caso. Esse pequeno percentual pertence a um sócio da empresa possivelmente adquirida, que preferiu não participar da operação de união das duas empresas.
Essa preferência deu lugar a possível constituição de uma joint venture, constituída com o capital remanescente que coube ao sócio minoritário, em sociedade com Rasip Agro Pastoril S.A., considerando as seguintes características:
1 – o sócio minoritário retira-se da sociedade da Excelsior Alimentos S.A., levando desta
10% dos estoques – a valor contábil - representado por 1.000.000 kilos de queijo tipo Gran
Formaggio. Com isso, esse acionista minoritário constitui uma parte do Patrimônio da joint
venture com duas contas contábeis: Estoques e Capital Social.
2 – A empresa Rasip Agro Pastoril S.A. aumenta o capital da joint venture em R$
320.000,00, depositando dinheiro numa conta corrente bancária.
3 – Todo o estoque – agora de propriedade da joint venture - será vendido para o mercado, com pagamento a vista, considerando acréscimo de 5% de despesas comerciais, 15% de tributos sobre a venda e mais 20% de margem de lucro.
...