Estudo De Caso
Exames: Estudo De Caso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 5/11/2014 • 1.059 Palavras (5 Páginas) • 285 Visualizações
UNIVERSIDADE POTIGUAR
CAMPUS MOSSORÓ
ESCOLA DA SAUDE
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DEBORAH RUTH HOLANDA DA SILVA
ELISAMA SOUZA DE OLIVEIRA
FYAMMA VERUSKA RODRIGUES
JESSICA BEATRIZ GOMES DE MORAIS
LUCIANA KELLY MORAIS DE ANDRADE
ESTUDO DE CASO
MOSSORÓ-RN
2014
DEBORAH RUTH HOLANDA DA SILVA
ELISAMA SOUZA DE OLIVEIRA
FYAMMA VERUSKA RODRIGUES
JESSICA BEATRIZ GOMES DE MORAIS
LUCIANA KELLY MORAIS DE ANDRADE
ESTUDO DE CASO
MOSSORÓ-RN
2014
DEBORA
Januário Alves Santana é um pai de família, casado com Maria dos remédios. Santana estava no estacionamento do supermercado Carrefour com sua filha de 2 anos, aguardando o restante da família, onde foi confundido com um bandido, sendo vitima de preconceito, devido ser negro, por parte dos seguranças e policiais, em que os mesmos o espancaram dentro de uma sala onde a vitima perdeu muito sangue, pois sofreu fratura do maxilar, sendo necessário procedimento cirúrgico. Santana ainda foi acusado de ter passagens pela polícia sem terem provas. Mesmo após o espancamento, o rapaz ainda passou 40 minutos sem atendimento médico, somente depois que os seguranças chamaram a SAMU, e ao chegar no hospital houve uma breve triagem com os Assistentes sociais de plantão com o usuário e mais detalhadamente com a esposa do mesmo. Havendo ainda uma dificuldade no atendimento, pois não tinha ortopedista no momento, o que prejudicou seu tratamento clínico.
Diante da situação trágica, o Carrefour se comunicou, informando que repudia qualquer forma de agressão e que vai contribuir com a investigação e espera que os responsáveis sejam punidos. Santana informa que vai entrar com uma ação na justiça. E sua esposa se preocupa também com o futuro dos filhos que também são negros
JESSICA
03 - A forma de abordagem dos seguranças foi altamente irresponsável; pois seria necessário realizar uma investigação com questionamentos, verificando o possível histórico policial do suposto acusado, é o que ele estaria fazendo no local.
A posição do supermercado foi intrigante, pois a empresa de supermercado tinha em seu quadro de funcionários os acusados de agredir a vitima Santana, ou seja, as ações e abordagens feitas pelos profissionais de segurança são orientados pelos seus patrões. Os seguranças de certa forma estão cumprindo ordens.
04 – Ações ou agressões como estas podem causar sérios danos tanto a vitima quanto a família do mesmo. As consequências do racismo podem gerar a alto exclusão de um individuo de um grupo social por se achar inferior aos demais, procurando sempre se manter isolados dos demais por medo de sofre algum tipo de discriminação, a vitima de racismo também pode desenvolver síndrome do pânico, ou ate mesmo chegar a realizar algum tipo de ações dolorosas contra si mesmo, analisando também que estas ações gerar perturbações a família da vitima, que presencio o fato ocorrido.
FYAMMA
Assistência Social é uma Política de Seguridade Social não contributiva que se realiza através de ações de iniciativa pública e da sociedade, garantindo atendimento às necessidades básicas. Ao chegar a unidade de saúde o individuo foi acolhido por uma equipe de serviço social, que começou a sua investigação para saber o ocorrido com aquela família, para poder intervi junto aos indivíduos e fazer o aconselhamento para onde eles poderiam ir, já que a questão do acontecido também tem não só a saúde física, mais a mental devido ao trauma dos fatos ocorridos.
O neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Denomina-se política a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo. A política social tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais. No caso apresentado Santana pode-se entrar em contato com os equipamentos sociais como o setor judiciário, o ministério público para averigua a situação do mesmo, o fato de ter tido os seus direitos violados por ser negro, ainda o trauma de colocar a sua vida e de sua família em risco. O subjugamento que a vitima sofreu sem ter chances de se defender que a própria constituição declara. Com os órgão de competências públicas é possível que possa a ver uma defensoria que ele procure o seus direitos. Esse é um beneficio das politicas sócias que são as Políticas que asseguram à população o exercício de direito de cidadania como Educação, Saúde, Trabalho, Assistência Social, Previdência Social, Justiça, Agricultura, Saneamento, Habitação Popular e Meio Ambiente.
LUCIANA
Santana e sua família devem busca seu direito de cidadão , direito de ir e vim , de poder estar em qualquer lugar sem que seja abordados por ninguém de forma busca ou suspeitarem de suas características e de sua cor. Santana não deveria aceitar nenhum tipo de desrespeito como o mesmo e sua família, e venha ferir sua dignidade, e principalmente não aceita nenhum tipo de agressão, seja verbal ou física, não podendo aceitar que a situação vivenciada por ele e seus parentes fique impune , Santana deve acionar a justiça para que exista punição aos profissionais desqualificados que fizeram passar por este fato e evitar e outras pessoas , vivenciem esta dolorosa experiência .
Se caso existe-se uma assistente social na empresa , a primeira ação dela deve ser intervir para que não houvesse violência por ambas as partes , e posteriormente acionar as autoridades competentes para ser tomada as medidas cabíveis e acompanhar as partes para que não houvesse distorção de fatos .
ELISAMA
Foi necessário efetuar a triagem como a demora no atendimento porque não existia medico especifico, o assistente social teria que ter encaminhado o usuário para um hospital onde o mesmo teria atendimento de imediato não prejudicando a seu quadro clinico.
Para que situações como essa não voltem a ocorre novamente causando danos tanto aos cliente do supermercado quanto a imagem do próprio estabelecimento, seriam necessário a realização de palestras e cursos de capacitação aos funcionários que iram trabalhar na segurança , e a conscientização da empresa ao contratar profissionais que não trabalhem diretamente com o publico ou seja, que estes tenham qualificação na identificação e abordagens de pessoas suspeitas . Nos casos de comprovação da mesma, o profissional da segurança devera encaminhar o elemento à delegacia, mas nunca utilizar de força de violência nem física.
...