Etica E Relacoes Humanas
Trabalho Escolar: Etica E Relacoes Humanas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaglezia • 7/10/2013 • 818 Palavras (4 Páginas) • 449 Visualizações
Introdução
Ética e Administração
A
Palavra Ética de origem Grega significa propriedade de caráter. É agir dentro dos padrões convencionais é proceder bem e não prejudicar o próximo. É tudo que consideramos correto, que vivemos e defendemos e tem como referencial o respeito ao outro. É cumprir valores estabelecidos pela sociedade em que se vive. A ética profissional estabelece ao individuo cumprir com todas as atividades da sua profissão, segundo os princípios determinados pela sociedade e pelo grupo de trabalho.
Tendo assim um código de ética onde se estabelecem normas que devem ser seguidas pelos profissionais, onde são elaborados pelo conselho que representa e fiscaliza o exercício da profissão. Como por exemplo, a Ética Médica que contem as normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão. A fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas neste código é atribuição do Conselho de Medicina, das Comissões de ética, das autoridades de saúde e dos médicos em geral.
Os Intratores dos códigos estão cabíveis de penas disciplináveis prevista em Lei.
A qualificação profissional é a preparação para o individuo aprimorar suas habilidades e especializar-se em determinadas áreas para executar da melhor forma suas atribuições. Essas qualificações podem ser através de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais para qualquer tipo de empresa.
A qualificação profissional tornou-se essencial determinante para i futuro profissional de um individuo, onde muitos profissionais de recursos humanos já consideram o diploma superior como uma qualificação mínima para obter sucesso, devendo especializar-se com pós- graduação, mestrados, doutorados, pós-doutorados, línguas entre outros.
Ética é um conjunto de valores instituídos e vivenciados concernentes ao bem e ao mal, ao justo e ao injusto, ao permitido e ao proibido. Essa afirmação nos leva a considerar que a ética é um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Considerando que a ética sendo um conjunto de condutas pode confundir-se com moral, visto que o moral é o costume, os valores instituídos e evidenciados na sociedade. Entretanto, a simples existência da moral não significa, naturalmente, a existência da ética. Somente dispomos de quatro princípios de moral:
– O Filosófico: fazer o bem pelo bem mesmo, por respeito às leis;
– O Religioso: fazer porque é a vontade de Deus, por amor a Deus;
– O Humano: fazer porque teu bem-estar o requer, por amor próprio;
– O Político: fazer porque demanda a prosperidade da sociedade e de suas partes, por amor à sociedade e por consideração a ti.
Sendo a ética um comportamento inerente ao ser humano, sua importância é significativa na vida profissional, considerando que cada profissional tem responsabilidades individuais e coletivas, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam.
A ética é ainda indispensável ao profissional, visto que a ação humana - "o fazer" e "o agir"-estão interligados.
O fazer refere-se à competência, à eficiência, a eficácia que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão.
O agir, por sua vez, refere-se à conduta
...