TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Nos Negocios

Casos: Etica Nos Negocios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  2.592 Palavras (11 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR 4

2.1 IREGULARIDADES REALIZADAS PELO CONTADOR DA SCHINCARIOL 5

2.2 COMPORTAMENTO DO CONTADOR, DIANTE DAS FRAUDES REALIZADAS 5

2.3 PENALIDADES QUE O CONTADOR PODERÁ SOFRER 6

3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 8

4 SITUAÇÃO ECONÔMICA DA ORGANIZAÇÃO 9

5 A EXPANSÃO DA EMPRESA E O PAPEL DA CONTABILIDADE 10

6 ASPECTOS ÉTICOS DESCONSIDERADOS NAS ESTRETÉGIAS 11

7 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

A gestão da ética nos negócios e das relações de trabalho e um dos pilares de sustentação das empresas. As instituições que pretendem ter vida longa necessitam estabelecer relações éticas com todos os seus públicos. O comportamento das empresas bem como seus valores repercutem diretamente nas relações com clientes, fornecedores e com a própria sociedade, a pratica do pluralismo tem difundido essas informações e agregado valor nas relações de clientes e fornecedores.

Este trabalho abordará a conduta do profissional contábil, bem como os principais motivos que podem leva-lo a ferir sua moral e ética profissional. O contador deve ter consciência de que todos os seus atos profissionais devem obedecer às normas, aos princípios e aos valores que regem a sua profissão. No entanto, manter uma postura ética em tempos em que o desejo das empresas, para alcançar maior nível de competitividade no mercado, esta diretamente associada a redução de custos não e tarefa fácil. Aliada a isso, considerando a excessiva carga tributaria a que estão expostas as empresas brasileiras, o que representa parcela significativa na formação de custos, a pratica da sonegação fiscal torna-se constante no meio empresarial. Um exemplo disso foi o caso SCHINCARIOL abordado no trabalho, acusada pelo Ministério Publico Federal por crimes contra a ordem tributaria e fraudes contábeis. Casos como este evidenciam responsabilidade do contador, alem disso atraem a atenção da sociedade para toda a classe contábil. Os dilemas éticos apresentam-se, no dia a dia do contador, e cabe a cada profissional, fazer sua escolha. Contudo, ele deve ser sempre consciente de que nada justifica uma atitude antiética.

2 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR

O Código de Ética Profissional do contabilista determina que conceitos básicos de direito e deveres dentro de uma profissão sejam cumpridos, que não se admita erros e que estes conceitos sejam conhecidos na integra, antes de serem aplicados. Estabelecido o código de ética, cada contabilista passa a subordinar-se sob pena de incorrer em transgressão, punível pelo órgão competente, incumbido de fiscalizar e o exercício profissional. Tal código assume um papel de relevância garantida sobre a qualidade dos serviços prestados e da conduta humana dos profissionais contábeis.

Alguns de seus deveres, previsto no art. 1º do Código de Ética profissional, são: exercer a profissão com zelo diligencia e honestidade; guardar sigilo sobre razão do exercício profissional licito, ressalvados em casos previstos em lei ou quando solicitados por autoridades competentes; zelo pela sua competência técnica e seu cargo, entre outros. No art. 9º prevê a conduta do contador em relação aos colegas, a qual deve ser pautada nos principio e considerações, respeito, apreço e solidariedade, em consonância com os postulados de harmonia da classe.

No art. 11, o contabilista deve, com relação a classe, observar as seguintes normas de conduta: I – prestar seus concursos morais, intelectuais e materiais, salvo circunstâncias especiais que justifiquem a sua recusa;II – Zelar pelo prestigio da classe, pela dignidade profissional e pelo aperfeiçoamento das instituições; III – aceitar o desempenho do cargo de dirigente nas entidades de classe, admitindo – se a justa causa; IV – acatar as resoluções votadas pela classe contábil, inclusive quanto a honorários profissionais; VI - zelar pelo cumprimento do Código de Ética; não formular juízos depreciativos sobre a classe contábil; VII – representar perante os órgãos competentes sobre irregularidades.

Em suma, O código de Ética assume um papel de relevante garantia sobre a qualidade dos serviços prestados e da conduta humana dos profissionais contábeis.

2.1 IRREGULARIDADES REALIZADAS PELO CONTADOR DA SCHINCARIOL

No caso Schincariol, o contador responsável infringiu vários itens do Código de Ética, dentre eles podemos citar:

Art.2º. I – exercer a profissão com zelo diligencia honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de contabilidade e as normas brasileiras de contabilidade, resguardando os interesses de seus clientes e/ou empregados, sem prejuízo da dignidade e independência profissional. A nobreza do exercício profissional exige um comportamento qualitativo. A perfeição dos serviços, aliadas a atenção e responsabilidade, constituem-se deveres fundamentais do contabilista. A honestidade, sem subestimar as outras características e essencial, pois também e reflexo da conduta moral. Obviamente que a legislação deve ser seguida, pois se ninguém pode alegar o desconhecimento da lei, o contabilista deve sempre estar atualizado em relação a legislação.

Art. 3º II – assumir, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo a moral ou desprestigio para a classe. Atividades ilícitas, legalização de empresas fantasmas, auditorias maquiadas, são terminantemente vedadas aos contabilistas, pois ocasionam terríveis manchas para toda a classe contábil.

Art. 3º XIV – exercer a atividade ou ligar seu nome a empreendimento com finalidade ilícitas. Qualquer atividade ilícita ou ilegal, pela característica criminosa da mesma, e vedado por denegrir a profissão, alem de ser contrario ao ordenamento jurídico.

2.2 COMPORTAMENTO DO CONTADOR, DIANTE DAS FRAUDES REALIZADAS.

No desejo de aumentar seus lucros, as empresas, muitas vezes, induzem os seus contadores a praticar atos que não estão de acordo com seus princípios éticos e contábeis, o que aconteceu no caso apresentado. E, numa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com