Etica e legislação
Por: thiago2704 • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.124 Palavras (13 Páginas) • 173 Visualizações
ASPER – Associação Paraibana de Ensino Renovado.
CURSO: Engenharias civil e de produção.
DISCIPLINA: Ética e Legislação Profissional.
Professor(a): Anne Stephanie O. Lima.
OBS: este material não é autoral. É a junção de várias fontes bibliográficas na formação do texto que se segue. Ao final do texto o aluno terá acesso a relação do material consultado.
Ética.
- O significado da palavra ÉTICA.
A palavra ÉTICA vem do grego ETHOS e significa aquilo que pertence ao "bom costume", "costume superior", ou "portador de caráter". Através do latin ETHICA é um campo de reflexões filosóficas que busca conhecer as relações entre os seres humanos, seu modo de ser e pensar.
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
Falar sobre ética faz com que nos lembremos dos valores mais elevados que conhecemos: nobreza de caráter, justiça nas decisões, respeito nos relacionamentos sejam eles amorosos, de amizade e profissionais, honestidade, equilíbrio e bondade são apenas algumas das faces com que se manifesta o que denominamos comportamento ético. Em sentido amplo, podemos dizer que esses valores são o próprio objetivo da ética.
Poderíamos listar uma infinidade de características positivas e belas, todas elas desejadas pela ética. Se quiséssemos desenhar, num quadro, o seu projeto, os seus objetivos, como num plano estratégico, esses elementos representariam uma infinidade de cores e formas, compondo uma imagem viva e maravilhosa do que se pode traduzir pela palavra bem.
O bem é a finalidade da ética. Ou seja, como disciplina, a ética procura determinar os meios para se atingir o bem.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Por exemplo: a ética mostra(analisa) o que era moralmente aceito no Brasil Colonial, possibilitando uma comparação com o que é moralmente aceito no Brasil atual, por exemplo, indicando através da comparação, mudanças no comportamento humano e nas regras sociais e suas conseqüências, podendo daí, detectar problemas e/ou indicar caminhos (exemplos casamentos arranjados, ter escravos, mulheres não tinham voz nem voto, etc). Além de tudo ser Ético é fazer algo que te beneficie e, no mínimo, não prejudique o "outro".
Diferencia-se da MORAL, o termo moral é derivado do latim MORES, que significa relativo aos costumes - é o nome dado a qualquer regra social resultante de uma prática reiterada de forma generalizada e prolongada, o que resulta numa certa convicção de obrigatoridade, de acordo com cada sociedade e cultura específica. A moral se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, enquanto a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão. A moral é o objeto de estudo e análise da ética. A ética, enquanto estudo, pode ser interpretada como um termo genérico que designa aquilo que é freqüentemente descrito como a "ciência da moralidade", seu significado derivado do grego, quer dizer 'Morada da Alma', isto é, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
Ao contrário da moral, que delimita o que é bom e o que é ruim no comportamento dos indivíduos para uma convivência civilizada, a ética é o indicativo do que é mais justo ou menos injusto diante de possíveis escolhas que afetam terceiros. O objetivo de uma teoria da ética é determinar o que é bom, tanto para o indivíduo como para a sociedade como um todo.
Na filosofia clássica, a ética não se resumia à moral, mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público. A ética incluía a maioria dos campos de conhecimento que não eram abrangidos na física, metafísica, estética, na lógica, na dialética(significa a arte do diálogo, a arte de debater, de persuadir ou raciocinar) e nem na retórica(a arte de falar bem, de se comunicar de forma clara e conseguir transmitir ideias com convicção). Assim, a ética abrangia os campos que atualmente são denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, às vezes política, e até mesmo educação física e dietética(parte da medicina que trata da dieta), em suma, campos direta ou indiretamente ligados ao que influi na maneira de viver ou estilo de vida.
Porém, com a crescente profissionalização e especialização do conhecimento que se seguiu à revolução industrial, a maioria dos campos que eram objeto de estudo da filosofia, particularmente da ética, foram estabelecidos como disciplinas científicas independentes. Assim, é comum que atualmente a ética seja definida como "a área da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas" e busca explicar e justificar os costumes de um determinado agrupamento humano, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Neste sentido, ética pode ser definida como a ciência que estuda a conduta humana, e a moral é a qualidade desta conduta, quando julga-se do ponto de vista do Bem e do Mal. Uma questão básica da ética é sobre se a bondade é determinada pelos resultados da ação ou pelos meios pelos quais os resultados são alcançados.
...