Evisão da gestão das pequenas empresas
Projeto de pesquisa: Evisão da gestão das pequenas empresas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: CONSULTORIAX • 24/5/2014 • Projeto de pesquisa • 745 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ................................................................................................................ 3
1 QUESTÕES PROPOSTAS .......................................................................................... 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................ 7
REFERÊNCIAS .............................................................................................................. 8
INTRODUÇÃO
Este trabalho possui a finalidade de proporcionar a todos, uma visão geral da administração de pequenas empresas, a partir de um caso prático e real, com enfoque no empreendedorismo, na estratégia, na tecnologia da informação e no direito empresarial.
1 QUESTÕES PROPOSTAS
1.1 Juridicamente falando, esta terceirização é viável para a empresa? Ela retirará da empresa a responsabilidade e o vínculo trabalhista com relação aos motoboys? Explique, identificando o conceito de relação trabalhista com seus principais elementos, bem como buscando uma jurisprudência relacionada ao tema ( não necessariamente sobre motoboy, mas sobre atividades terceirizadas e configuração ou não de vínculo trabalhista).
Resposta: A terceirização passa a ser viável para a empresa quando esta impede a alta rotatividade de funcionários, isso causa prejuízo a empresa com despesas trabalhistas, treinamento, etc. Parte das responsabilidades ( a maior) cabe então a empresa terceirizada em favor de seu funcionário, mas a empresa contratante possui sua parcela (menor) de responsabilidade para com o mesmo, entre elas, proporcionar ao seu funcionário segurança em seu ambiente de trabalho.
1.2 Realmente o melhor caminho a seguir seria a terceirização das entregas? Até que ponto seria interessante a perda de controle sobre essa atividade?
Resposta: A terceirização é viável quando a mesma resolve problemas que causam prejuízo a empresa, como a descredibilidade com o cumprimento de prazos, o gasto com a contratação e demissão de funcionários, etc. A perda de controle dessa atividade será interessante até quando favorecer um maior controle sobre outras áreas da empresa e favorecer tanto a empresa contratante quanto a contratada.
1.3 Mesmo confiando em seu melhor “ex-funcionário, foi uma decisão estratégica correta torná-lo independente e ao mesmo tempo tornar-se dependente dele?
Resposta: Sim, no meu ponto vista, uma vez que o mesmo demonstratava compromisso, responsabilidade e flexibilidade, caracteristicas que a empresa precisava e não encontrava quando possuia o controle dessa atividade.
1.4 Aponte e explique 03 (três) pontos favoráveis à estratégia adotada e três pontos contrários.
Resposta: Favoráveis – Flexibilidade – Compromisso – Agilidade, estas três características permite a empresa cumprir seus prazos e conquistar mais clientes fidelizando os mesmos e atendendo ao desejo deles. Desfavoráveis – Perca do controle da atividade – Dependência.
1.5 Quais seriam as ameaças que a empresa enfrentaria a partir dessa mudança, com base no fato de que o ex-funcionário também enfrentaria dificuldades com os colaboradores descompromissados e eventualmente a mesma rotatividade que a gráfica enfrentava com seus entregadores?
Resposta: A ameaça seria em estruturar a empresa do ex-funcionário, e elaborar um plano de contingência para suprir futuras carências no início da nova empresa
...