Exercícios Ciencias Sociais Parte 1 E Parte 2
Trabalho Escolar: Exercícios Ciencias Sociais Parte 1 E Parte 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danilosilva_ • 12/11/2013 • 404 Palavras (2 Páginas) • 715 Visualizações
criança a subsistência e a liberdade de ocupar o tempo livre.
ALTERNATIVA D
2:ENADE 2004
"O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitam valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum com o humanismo, para a convivência e para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos.
De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
A) A industrialização, embora respeite os valores éticos, não visa o homem.
B) A confiança, a fé, a ganância e o amor se impõem para uma convivência possível.
C) A política do pós-guerra eliminou totalmente a esperança entre os homens.
D)O sentido da existência encontra-se instalado no êxito econômico e no conforto.
E) O desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.
ALTERNATIVA E
3:A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as
convicção de que a industrialização era uma atividade que traria benefícios econômicos e sociais para o país.
C)Seria impossível que a burguesia industrial conseguisse romper a resistência do governo central.
D)Seria impossível que a burguesia industrial conseguisse romper o cerco imposto pelos países de capitalismo avançado.
E)Acreditavam que a burguesia industrial deveria investir no setor agrícola pois seria impossível competir com a qualidade dos produtos importados.
ALTERNATIVA : A
2: A cultura do café no Oeste paulista a partir do século XIX teve consequências relevantes para o país. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a este contexto.
A)A cultura do café provocou a decadência do trabalho escravo e a introdução do trabalho livre.
B)A cultura do café contribuiu para dinamizar outras atividades econômicas como: a criação das primeiras ferrovias e o sistema bancário.
C)A cultura do café contribuiu para o processo de urbanização, pois era nas áreas urbanas que se realizava a comercialização do café e o financiamento da produção.
D)A necessidade de garantir mão-de-obra para a lavoura do café foi responsável pela imigração de 1.400.000 trabalhadores europeus.
E)A cultura do café contribuiu para a preservação do trabalho escravo e para a crise das cidades industriais, que perderam
...