FUNCOES E ATRIBUICOES DOS ATORES DE SEGURANCA PUBLICA
Por: eddy.batista • 20/3/2016 • Trabalho acadêmico • 652 Palavras (3 Páginas) • 306 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA
TRABALHO FINAL
Gestão Integrada da Segurança Publica
Tema:. O GGI NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA (PRONASCI) ( páginas 98 a 106) do livro GABINETES DE GESTÃO INTEGRADA EM SEGURANÇA PÚBLICA
ALUNO: Ednaldo Santana Batista
Matricula : 201509035425
PROFESSOR: Genésio Gregório Filho
MATÉRIA: Gestao integrada da segurança publica o livro
BIBLIOGRAFIA: GABINETES DE GESTÃO INTEGRADA EM SEGURANÇA PÚBLICA Coletânea 2003-2009 escrito por LUIZ EDUARDO SOARES,
CAMPOS: Campus Virtual
Rio Grande da serra 2015
O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), desenvolvido pelo Ministério da Justiça, marca uma iniciativa pioneira que reúne ações de prevenção, controle e repressão da violência com atuação focada nas raízes socioculturais do crime.
As ações desenvolvidas pelo PRONASCI seguem as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Único de Segurança Pública, tendo como eixo central a articulação entre União, estados e municípios para o enfrentamento ao crime, e uma dessas ações é o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGISP) que foi implantado pelo Luiz Eduardo Soares quando o mesmo estava à frente da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
E Segundo Soares do livro GABINETES DE GESTÃO INTEGRADA EM SEGURANÇA PÚBLICA Coletânea 2003-2009 na pag. 98 diz “Porisso, é preciso entender a concepção estratégica e operacional dos Gabinetes de Gestão Integrada dos Estados e dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipais, em alinhamento com a tecnologia de ponta desses colegiados, espaços de horizontabilidade, consenso e por que nosso exercício de criatividade nobre e dignificante que é a comunhão para efetivar a Política de Segurança Pública com Cidadania,que deve permear o Sistema Único de Segurança Pública atravessado por todos nós.” Na (pag. 99) temos o que ele chama de memorial descritivo para implantação dos gabinetes de gestão integrada Municipais”para em tese trabalhar na prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade, aumentando a percepção de segurança por parte da população e a valorização dos servidores públicos que atuam na área de segurança em todas as esferas. Na (pag.100) vimos que o autor fala sobre as ações de prevenção da criminalidade tendo foco na juventude, atuando nas razões sócio-educativas, otimizando ações desegurança pública e políticas sociais. Já nas paginas 101 e 102 nos fala sobre as ATRIBUIÇÕES GERAIS DOS GGI-M que é:
Tornar mais ágil e eficaz a comunicação entre os órgãos que integram do GGI-M, Propõe ações integradas de segurança e de fiscalização e a construção de uma policia municipal voltada a prevenção , propõe uma politica de segurança publica em conjunto com vários outros órgão , objetivando a sugestão de politicas vinculadas ao plano municipal e garantido a representação do ministério publico .
...