FUNÇÃO SOCIAL DO SERVIÇO SOCIAL
Artigos Científicos: FUNÇÃO SOCIAL DO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaisbarroslino • 7/11/2014 • 801 Palavras (4 Páginas) • 521 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Conforme destaca Iamamoto e Carvalho (2006) compreender o Serviço Social sem considerar as condições e relações sociais que permitem apreender seu significado social na sociedade capitalista, situando-a como um dos elementos que participa da reprodução e das relações de classes e do relacionamento contraditório entre elas, sem perder de vista, o processo histórico no qual ela se insere, é analisá-la de forma focalizada, a- crítica e a-histórica.
O presente trabalho tem o objetivo de demonstra historicamente a evolução do Serviço Social no país e quais os desafios da profissão atualmente.
2 DESENVOLVIMENTO
A origem mundial do Serviço Social como profissão, registra-se em 1899, na cidade de Amsterdã, Holanda, onde surgiu a primeira Escola de Serviço Social do mundo.
Já no Brasil, o Serviço Social surgiu na década de 1930, não de forma isolada, mas em articulação com a história dos processos econômicos, das classes e das próprias ciências sociais, bem como, pelos setores políticos, social e religioso.
Neste período, dando amplitude a organização de movimentos políticos que atingiu vários estados da federação, surgiram vários grupos sociais como: operários, classe média, militares, oligarquias e industriais.
Assim, os assistentes sociais recém formados atuariam na mudança de hábitos das famílias e pessoas, na perspectiva de melhorar os comportamentos, condições de higiene, à moral e à sua inserção na ordem social.
Considerando o contexto sócio-econômico, político e cultural da época, o foco principal da profissão era de manter a ordem advinda das pressões da sociedade que se encontrava em situação de miserabilidade devido a diversos fatores advindas das crises anteriores.
A partir de 1940, devido as mudanças econômicas mundiais e a expansão capitalista no país, o foco da profissão já não é mais questões relativas a ordem, higiene e moral. O foco passa a ser questões relativas a harmonia social na relação Estado/ sociedade.
Assim, o Serviço Social no Brasil objetiva tornar a comunidade organizada, buscando melhorar os meios e as condições imediatas numa perspectiva de prevenir doenças, conscientizar gestantes e articular obras sociais, condições de habitação e a questão sanitária.
Devido ao governo ditatorial que se implantou no Brasil, em 1964 o serviço social foi afastado na classe trabalhadora devido a organização do governo e com isso, muitos profissionais foram perseguidos sofrendo um tipo de repressão, bem como, livros forma queimados e proibidos de circular.
A partir de 1980, a profissão volta a ser considerada necessária devido a necessidade de relação interdisciplinares dentro das instituições, visando a concretização de ações dentro da classe trabalhadora.
Atualmente a profissão é de extrema importância ao processo de compreensão e formação do conceito de cidadania.
O objetivo é o de introduzir a “Questão Social” nos diversos níveis da sociedade, seja ela mundial, nacional, regional ou local, pois se não tivermos o domínio da realidade, como é possível construir propostas de ações que modifique a realidade de seus usuários.
O Serviço Social contemporâneo visa a defesa do trabalho e dos trabalhadores, o compromisso com a afirmação da cidadania, a liberdade, igualdade da justiça social.
O profissional tem lugar no Estado, em todas as suas esferas, em empresas privadas, organizações da sociedade
...