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Filosofia

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Por:   •  19/5/2013  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

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Caso 1 - Autonomia pública: a solidariedade e o bem comum

Direitos humanos dividem islâmicos

Em conferência de intelectuais, universalidade do conceito provoca cisão; para alguns, defesa do tema

encobre intervenção ocidental . Pensadores questionam uso de critérios díspares sobre o que é

respeitar direitos; relativização do conceito não é encampada por todos . UIRÁ MACHADO ENVIADO ESPECIAL A AMÃ

A idéia de universalidade dos direitos humanos é a premissa da 15ª Conferência da Academia da

Latinidade, que está sendo realizada em Amã (Jordânia) entre os dias 14 e 17 deste mês. A proposta

era debater, a partir dessa noção universal, as possibilidades de diálogo entre o Ocidente e o islã.

Porém é a premissa do evento que acabou sendo debatida. Os 31 intelectuais reunidos ainda não

chegaram a um consenso -nem parece que chegarão. As divergências são complexas. Vão da

existência de valores universais à manipulação desses valores para fins de colonização, passando pela

incompatibilidade do islã com os direitos humanos universais.?

No debate, Alain Touraine, filósofo e sociólogo francês, usa uma analogia: assim como a matemática e astronomia foram desenvolvidas em um momento histórico específico, também os direitos humanos o

foram -mas não devem por isso ser vistos como imposição de uma cultura. O que Touraine propõe é que os direitos humanos sejam considerados dentro de um processo histórico da humanidade. (...)

Em contraste, o filósofo italiano Gianni Vattimo, professor da Universidade de Turim, afirma não acreditar nessa universalidade justamente pelo modo como tem sido utilizada. "Não se trata de uma

questão filosófica, teórica." Vattimo diz que não se deve nem mesmo justificar os valores universais como um conceito abstrato. "Os conceitos são úteis, concordo. Mas para quem?"

1. A partir da leitura acima, como Habermas sugere uma possibilidade de consenso? Por quê?

2. Com base em que argumentos este pensador reconstrói o sentido de racionalidade para dar conta do

problema da universalidade? Por quê?

Caso 2 -Habermas: ética discursiva

Leia a citação abaixo de Olinto Pegoraro sobre Habermas e responda à pergunta: como podemos

caracterizar a ética discursiva de Jürgen Habermas?

Habermas opõe uma teoria deontológica universal e pós-metafísica; considera que a metafísica clássica

abstrata, apriorista e longe do mundo da vida não dá conta da dinâmica da história atual e da gama de novos costumes dela decorrentes. Ademais defende vigorosamente a prioridade das questões de justiça

e do direito sobre as questões da ética da vida boa e da solidariedade

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