Filosofia Aplicada Ao Serviço Social
Trabalho Escolar: Filosofia Aplicada Ao Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariaclara56 • 19/3/2014 • 1.141 Palavras (5 Páginas) • 450 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema:
''Á Filosofia Aplicada ao Serviço Social''
A filosofia é entendida como algo enigmático, profundamente abstrato e distante da realidade. Essa visão decorre dos exemplos de trabalho dos pensadores que ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que continuamente fazemos ao longo da nossa existência, indagações sobre conhecimento, sobre valores, natureza, beleza e o homem. Essa inquietação vem da necessidade que todo ser humano tem de compreender o mundo. Na busca dessa compreensão criamos novos significados questionando e tecendo uma teia de relações cada vez mais abrangente que indique respostas mesmo que provisórias. Desta forma os primeiros passam para filosofia a inquietação que conduz ao questionamento como objetivo e reflexão, que nos permite recuar e nos distanciar dos fatos aparentemente banais para buscarmos seus fundamentos.
A principal característica da filosofia é a sua área de estudos, envolvendo investigativa análise, formação, e reflexão de ideias para uma visão mais clara das coisas sobre o mundo. Ela se originou com a curiosidade e inquietação humana com o questionamento em querer compreender os valores e as interpretações sobre a sua própria realidade. E com isso ela tem uma importância grandiosa para o serviço social no processo da formação e no decorrer da prática profissional. A filosofia vai dar subsídios que ajudará na reflexão e entendimento diante das condições vividas e presenciadas na sociedade que vivem. Porque o seu trabalho de atuação é o subsidio para realizar a prática profissional como: conhecimento das politicas sociais para consolidação da cidadania, também o acesso aos direitos sociais como resistência à realidade de exclusão e desigualdades.
A importância social da filosofia é quebrar barreiras para que o individuo através de seu esforço alcance um estado pleno de satisfação que ocasionará um momento de felicidade
FALTA ALGUMA COISA PARA DAR COERENCIA AO PENSAMENTO
.................................................................................................................
pois o conhecimento a finalidade de fazer com que ele entenda o breve momento atingido. Na vida humana e na prática educativa não se age sem filosofia. Segundo CONTRIM:
(...) filosofar é promover uma reflexão profunda sobre a natureza e o ser humano, analisando o que fazemos, sentimos, pensamos e manifestamos. Aprender a filosofar contribui para a compreensão do mundo e nos impulsionou a desempenhar um papel mais consciente e ativo dentro dele. (CONTRIM, 2010, p.20).
Quanto à semelhança, o serviço social tem uma profunda relação com a filosofia, enquanto áreas que se dedicam, a pensar sobre o ser humano e suas relações sociais, na tentativa de formular e avaliar o serviço e programas políticos sociais, que visam à proteção, defesa ampliação dos direitos humanos e a justiça social. Segundo IAMAMOTO:
PELO QUE ENTENDI TEMOS QUE COLOCAR O ANO DA PUBLICAÇAO
....................................................................................................................
Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano.
Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo. (IAMAMOTO, 2009, p. 20)
Vale ressaltar que nenhum individuo ou grupo social em nenhum momento vive sem um conjunto de conceitos, que significa sua forma de existência e ação. O exercício de filosofar implica a pergunta explícita consciente pelo sentido das coisas, pois é a resposta que uma sociedade traz a dupla exigência de refletir criticamente e de explicar teoricamente. É um processo de pensar na realidade, no mundo de tal forma que desvenda os conceitos e valores que compreende, direciona e orientama vida individual e social.
Deste entendimento o assistente social deve trazer para seu cotidiano o caminho metodológico do exercício de filosofar, temos, pois uma trilha metodologicamente feita no processo histórico; depende de cada um compreendê-la e exercitá-la, no nosso cotidiano como meditação necessária. Que a filosofia nos sirva como uma direção crítica para nossa prática diante do mundo e da vida. Assim sendo, a primeira coisa a fazer é dar-se conta dos conceitos e valores que estão explicando e dirigindo nossa prática, não há como estabelecer uma crítica dos nossos deveres e valores se não os conhecemos e não temos consciência que são eles que estão norteando o nosso jeito de ser e de agir. Diante da desigualdade que todos os trabalhadores sofrem com a classe capitalista, os assistentes sociais com a iluminação que vem das fontes filosóficas, podem abraçar as causas dos trabalhadores defendendo os direitos humanos. No início do Serviço Social no Brasil, em 1937,o
...