Filosofia Kant
Tese: Filosofia Kant. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BLUDMARRY • 13/4/2014 • Tese • 638 Palavras (3 Páginas) • 478 Visualizações
Filosofia
1 - Para Kant, “A Filosofia é um conhecimento instituinte no sentido de questionar o saber instituído”, explique como a filosofia é um saber instituinte e o que representa o saber instituído?
O saber instituinte é vivo, móvel, em construção, e decorre do processo de se fazer. O saber instituído é ideológico, esclerosado, morto, petrificado.
2 - Mito da caverna: Com argumentos filosóficos indique caminhos que possibilitam sair das nossas cavernas para a realidade verdadeira?
Platão nos mostra que a única forma de sair das nossas cavernas, seria criticando e questionando o saber instituído a ponto de construir um novo saber, assim como os filósofos que teriam condições de libertar-se da caverna das ilusões, e atingir o mundo luminoso da realidade e sabedoria.
3 - Os filósofos gregos deixaram um importante legado para a teoria do conhecimento, o qual exerceu grande influência na construção posterior do pensamento ocidental. Cite qual a contribuição que estes filósofos deixaram para a teoria do conhecimento e na construção do pensamento ocidental.
* A diferença entre conhecimento sensível e conhecimento intelectual;
* A diferença entre aparência e essência;
* A diferença entre opinião e saber;
* As regras da lógica, ou seja, de como passar de um juízo para outro de forma coerente e correta para se chegar à verdade;
4 - Cite as diferentes formas de se conceber o mundo.
Conhecimento mítico - Proporciona um conhecimento que é mágico; Conhecimento do senso comum - resultante das experiências de vida; Conhecimento científico - busca o conhecimento lógico; Conhecimento filosófico - busca a origem dos problemas; Conhecimento artístico - conhecimento de um mundo interpretado pela sensibilidade do artista.
5 - Edgar Morin propõe que o conhecimento adequado para o século XXI deve ser:
* Contextualizado
* Global
* Multidimensional
* Complexo
6 - identifique os mitos que a ciência é capaz de produzir: Mito do cientificismo e da neutralidade científica
O mito do cientificismo julga a ciência como um conhecimento superior, capaz de responder a todas as perguntas que fazemos. O mito da neutralidade científica retira do cientista toda sua responsabilidade filosófica a cerca de suas experiências e inventos.
7 - Cite os vários sentidos para o conceito de alienação:
Jurídico - perda do usufruto ou posse de um bem ou direito pela venda Psiquiátrico - o alienista é o médico de alienados mentais Religioso - fenômeno de idolatria Político - controle do povo Senso comum - Pessoas desatentas
8 - O que significa Alienação Etimológica?
Tonar alheio, transferir para
...