Fluxo de caixa
Seminário: Fluxo de caixa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessica12345678 • 4/11/2013 • Seminário • 1.956 Palavras (8 Páginas) • 191 Visualizações
O fluxo de caixa é considerado positivo se o saldo final é maior do que o saldo de abertura. É considerado negativo se o saldo final é menor do que o saldo de abertura. Um fluxo de caixa excedente é o dinheiro que excede o dinheiro necessário para cobrir as despesas operacionais. As despesas operacionais referem-se às atividades do dia-a-dia de uma empresa. Estas são despesas incorridas pela empresa, mas não estão relacionados com a produção. Comissões folha de pagamento, benefícios a empregados, aluguel e vendas são exemplos de despesas operacionais.
Pagar as dívidas
Um negócio geralmente usa excedente de caixa em uma das duas maneiras. O primeiro é para pagar a dívida. Este é o uso de um excesso de ganho para ajudar a reduzir a obrigação potencialmente longa duração (o débito). Isso é especialmente benéfico para uma empresa, quando a taxa de juros a empresa paga sobre a dívida excede a taxa de retorno esperada a empresa irá receber ao investir o dinheiro. Por exemplo, pagar um empréstimo a juros de 12 por cento pode realmente salvar o dinheiro do negócio, se a taxa esperada de retorno sobre o investimento que o dinheiro é de apenas 4 por cento. No entanto, se a empresa pode precisar de dinheiro no futuro próximo, pode ser mais vantajoso para segurar o excedente. Isto pode ser mais rentável do que usar o dinheiro para pagar a dívida agora só para ter que tomar empréstimos adicionais em taxas de juros mais elevadas no futuro.
Investir
A segunda opção uma empresa pode usar, em vez de pagar a dívida é investir o excedente. O propósito de investir o excedente é crescer o valor em uma soma maior que o negócio pode acessar mais tarde. Antes de uma empresa considera investir um excedente, que tem que olhar para o risco, a liquidez, o vencimento e rendimento do produto de investimento. Todos os investimentos têm prós e contras. Por exemplo, uma conta corrente remunerada pode fornecer forte liquidez para o negócio, mas a desvantagem é geralmente uma menor taxa de retorno. É uma boa idéia para um negócio de falar com um profissional que possa dar conselhos de investimento. Seja para pagar dívidas ou investir o excedente vai depender do que é melhor para a empresa e seus objetivos de curto prazo e de longo prazo.
vLiquidez e tributação
Procure entender bem quais são as condições de liquidez do investimento proposto. Pouco adianta aplicar em uma alternativa de investimento de 12 meses com boa relação entre risco e retorno, se você precisa dos recursos em três meses. Conhecer os termos de perto pode evitar uma perda desnecessária de rentabilidade.
Analise também os custos e impostos que incidem sobre cada alternativa de investimentos. Alguns, como a caderneta de poupança, são isentos, enquanto outros, como boa parte das aplicações de renda fixa, têm alíquotas decrescentes de acordo com o prazo de aplicação. Foque na rentabilidade líquida (excluindo custos e impostos) e evite surpresas desagradáveis na hora de sacar seu dinheiro.
Crie o hábito de pesquisar
Como o mercado de investimentos é muito dinâmico, procure se manter constantemente informado. Muitas vezes a atratividade de uma alternativa de investimento muda do dia para a noite, tanto em função de eventos de mercado como alterações em tributação e legislação. Portanto, vale a pena perder 10 minutos ao dia se informando sobre as novidades do mundo dos investimentos.
Saiba como interpretar informações e "dicas" de terceiros, sempre fazendo uma análise detalhada do que é proposto. Muitas vezes as alternativas de investimento que são adequadas a um poupador não são para outro, de forma que, além de ter posse da informação, você precisa entender como cada aplicação se encaixa aos seu perfil.
14. A empresa procura maximizar os rendimentos de seu caixa, aplicando os excedentes às
maiores taxas e captando recursos para suprimento de caixa nas melhores condições possíveis?
Numa inflação que gira em torno de três dígitos, toda a agilidade na gestão dos recursos da empresa é
necessária. O dinheiro não deve ficar ocioso nem um dia sequer e, em função das significativas
diferenças de taxas entre fontes captadoras de investimentos, o esforço investido na busca das melhores
taxas normalmente é compensador. Do lado dos investimentos, a empresa deve, antes de qualquer coisa,
estabelecer uma divisão clara entre os excedentes de que dispõe para investimentos em prazos maiores
e aqueles dos quais só dispõe para poucos dias. Além disso, deve questionar não só as modalidades de
papéis oferecidos pelos bancos, como também as taxas, mesmo as dos bancos com os quais se trabalha.
Do lado da captação é importante consultar sempre um número razoável de bancos, exigir mais daqueles
aos quais a empresa dá vantagens, como recolhimento de taxas, impostos e obrigações sociais, e não
deixar de lançar mão de vantagens ou privilégios a que se tem direito, como a de empréstimos especiais
para pequenas e médias empresas. Além disso, a empresa deve verificar sempre as vantagens de lançar
mão de outros recursos para suprimento de caixa, como o de solicitar alguns dias a mais para pagamento
das compras de maior vulto.
15. Os demonstrativos de resultados mensais da empresa são claros, precisos, suficientemente
detalhados que permitam uma análise do desempenho de cada área de responsabilidade por
resultados (linha de produto, filial, loja, conforme o caso)? Eles possibilitam decisões sobre
adoção de medidas corretivas ou adoção de estratégias ou políticas que se mostrem vantajosas?
A finalidade dos demonstrativos de resultados mensais não é a de fazer com que os gerentes, após breve
verificação e breve análise de números, se alegrem com o sucesso ou lastimem maus desempenhos.
Mas, muitas vezes tem cumprido somente finalidade. Os relatórios
...