Formação Social Econômica E Politica
Dissertações: Formação Social Econômica E Politica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: celchaves • 20/11/2013 • 2.379 Palavras (10 Páginas) • 287 Visualizações
Polo Porto Seguro
Serviço Social
Formação Social, Econômica e Política do Brasil
Participantes:
Celita de Jesus Santos Chaves RA 426465
Delziane Sampaio Meireles RA 421149
Isis Bitencourt Albino RA 421493
Uilia Souza da Silva RA 426954
Profª: Maria Clotilde Bastos
Polo Porto Seguro-Ba, 28 de Setembro 2013
Introdução
A história do Brasil foi marcada pela exploração e desigualdade social e econômica, desde a colonização até os dias atuais. Embora tenham ocorrido mudanças, esses fatos nunca deixaram de existir. Iniciando pela relação estabelecida entre os colonizadores e os povos indígenas brasileiros, até os atuais governos da nossa trajetória.
O Brasil foi o país pioneiro na expansão marítima e por muitas razões.
Primeiro o fato de que muito cedo Portugal se transformou em uma monarquia centralizada, em busca de novas terras e novas explorações com suas técnicas de navegação, melhorando o desenvolvimento da atividade. Outro ponto é a posição geográfica de Portugal, numa espécie de ponta da Europa, ficou fácil a tarefa de se lançar pelo oceano atlântico á fora, em busca de benefícios materiais como o ouro e as especiarias (pimenta, noz moscada, entre outros) e a grande vontade de desvendar novas terras. O descobrimento do Brasil ainda é muito discutido, pois ele já era povoado pelos índios, fato que motivou alguns historiadores á mudarem a expressão. Eles afirmam que o Brasil foi “achado”.
DEBRET E SUAS CRIAÇÕS
Jean Baptiste Debret nasceu em 18 de abril de 1768 em Paris e se tornou um importante artista. Em alguns momentos em sua vida, como na juventude que ele estudou na escola de belas artes de Paris e também engenharia no instituto de France, ele exerceu a atividade na área de engenharia, mas no século XVIII retomou a pintura que era a profissão que ele mais gostava.
No ano de 1798 ele exibiu no salon a tela Le général méssénien Aristomène delivré par une jeune fille. Essa pintura fez com que ele recebesse um premio.
IMAGEM
Em 1816 tornou-se integrante da missão artística francesa, arranjada por Don João VI de Portugal, no qual o alvo principal era criar no
Brasil, a academia de Belas artes.
Debret morou no Brasil, de 1816 até 1831, lugar no qual organizou a obra: o livro ilustrado.
Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. Esta obra mostra várias pinturas sobre o povo Brasileiro, paisagens, sociedade e cultura que representa a arquitetura do Brasil.
Entre os anos de 1834 à 1839 tornou-se público na Europa, particularmente as três divisões bibliográficas de sua obra Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. No seu estilo artístico Debret era considerado um pintor e desenhista no qual suas obras se encaixavam no estilo romântico.
Pouco antes de ir morar no Brasil, ele reproduziu na França alguns temas religiosos, próprios da gurra e vinculado ao imperador Francês Napoleão Bonaparte.
Já em suas obras Brasileiras, revelam paisagens, cenas cotidianas e a cultura do povo que aqui viviam. Com as cores fortes, suas aquarelas demonstram sentimentos e emoções nas figuras reproduzidas. A existência do individualismo era uma das características das obras românticas da mesma forma presente em suas pinturas.
Debret que era detalhista. Buscou reproduzir com olhar de viajante, todas as características dos acontecimentos e regiões retratadas.
SUAS PRINCIPAIS OBRAS EUROPEIAS:
- Régulus voltando a Cartago (1791)
- Le général méssénien Aristomène delivré par une jeune fille (1798)
- Primeira distribuição das cruzes da Legião de Honra (1804-1812)
- O médico Esístrato descobrindo a causa da moléstia do jovem Antíoco (1804)
- Napoleão presta homenagem à coragem infeliz (1805)
- Napoleão em Tilsitt condecorando com a Legião de Honra um soldado russo (1808)
- Napoleão falando às tropas (1810)
- A primeira distribuição de cruzes da Legião de Honra na Igreja dos Inválidos (1812)
OBRAS DA COLEÇÃO DO LIVRO ILUSTRADO:
- Caçador de Escravos (1820-1830)
- Interior de uma casa cigana (1820)
- Guerreiro indígena a Cavalo
- Escravidão no Brasil (castigo de escravo)
- Retrato de D. João VI
- Família de um chefe Camacan
...