Formação Social Etapa 3
Casos: Formação Social Etapa 3. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinegasoto • 12/9/2013 • 1.403 Palavras (6 Páginas) • 581 Visualizações
FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL - ETAPA 3
Passo 1
Pesquisar Notícias sobre as temáticas políticas a seguir relacionadas:
A-) Documento, Trechos do Testamento de Getúlio Vargas.
http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/as_duas_cartas_de_getulio_vargas.html
http://www0.rio.rj.gov.br/memorialgetuliovargas/conteudo/expo8.html
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=562
B-) Consequências do suicídio de Getúlio Vargas.
http://www.meionorte.com/josefortes/consequencias-imediatas-do-suicidio-69123.html
http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/24-de-agosto-de-1954-o-suicidio-como-arma-politica-3/
http://www.infoescola.com/historia/suicidio-de-getulio-vargas/
C-) Fundação da Tv Tupi- 1950, Canal 3 São Paulo.
http://redetupitv.blogspot.com.br/
http://www.infoescola.com/comunicacao/historia-da-televisao-no-brasil/
http://www.tudosobretv.com.br/histortv/tv50.htm
D-) Inauguração da nova Capital Federal- Brasília.
http://conae.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=330:historia-de-brasilia&catid=99:informacoes-sobre-brasilia
http://www.brasil.gov.br/brasilia/conteudo/historia/1960/inauguracao-de-brasilia
E-) A renúncia de Janio Quadros.
http://veja.abril.com.br/tema/50-anos-da-renuncia-de-janio-quadros
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/governo-janio-quadros-1961-mandato-polemico-de-sete-meses.htm
http://www.brasilescola.com/historiab/janio-quadros.htm
F-) Jango no Poder.
http://www.brasilescola.com/historiab/joao-goulart.htm
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/governo-joao-goulart-1961-1964-polarizacao-conduz-ao-golpe.htm
http://www.historiabrasileira.com/biografias/joao-goulart/
G-) A repressão após o Golpe de 1964.
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/Golpe1964
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-03-31/golpe-militar-no-dia-31-de-marco-de-1964-fez-brasil-mergulhar-em-21-anos-de-ditadura
Passo 2
Escolher um dos temas pesquisados no passo 1 e produzir um artigo com uma manchete bem criativa sobre um dos fatos históricos e contribuições (ou não) às novas formas de pensar e agir da sociedade. Este artigo irá compor o jornal virtual.
A repressão após o Golpe de 1964.
Os militares que assumiram o poder em 1964 acreditavam que o regime democrático que vigorara no Brasil desde o fim da Segunda Guerra Mundial havia se mostrado incapaz de deter a "ameaça comunista". Com o golpe, deu-se início à implantação de um regime político marcado pelo "autoritarismo", isto é, um regime político que privilegiava a autoridade do Estado em relação às liberdades individuais, e o Poder Executivo em detrimento dos poderes Legislativo e Judiciário.
A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso. O governo de João Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organização populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista. Vale lembrar, que neste período, o mundo vivia o auge da Guerra Fria.
Este estilo populista e de esquerda, chegou a gerar até mesmo preocupação nos EUA, que junto com as classes conservadoras brasileiras, temiam um golpe comunista. Os partidos de oposição, como a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Social Democrático (PSD), acusavam Jango de estar planejando um golpe de esquerda e de ser o responsável pela carestia e pelo desabastecimento que o Brasil enfrentava.
No dia 13 de março de 1964, João Goulart realiza um grande comício na Central do Brasil ( Rio de Janeiro ), onde defende as Reformas de Base. Neste plano, Jango prometia mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e educacional do país. Seis dias depois, em 19 de março, os conservadores organizam uma manifestação contra as intenções de João Goulart. Foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo.
O clima de crise política e as tensões sociais aumentavam a cada dia. No dia 31 de março de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saem às ruas. Em 9 de abril, é decretado o Ato Institucional Número 1 (AI-1). Este, cassa mandatos políticos de opositores ao regime militar e tira a estabilidade de funcionários públicos.
O clima de crise política e as tensões sociais aumentavam a cada dia. No dia 31 de março de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saem às ruas. Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o país refugiando-se no Uruguai. Os militares tomam o poder.
Nos primeiros dias após o golpe, uma violenta repressão atingiu os setores politicamente mais mobilizados à esquerda no espectro político, como por exemplo o CGT, a União Nacional dos Estudantes (UNE), as Ligas Camponesas e grupos católicos como a Juventude Universitária Católica (JUC) e a Ação Popular (AP). Milhares de pessoas foram presas de modo irregular, e a ocorrência de casos de tortura foi comum, especialmente no Nordeste. O líder comunista
Os militares envolvidos no golpe de 1964 justificaram sua ação afirmando que o objetivo era restaurar a disciplina e a hierarquia nas Forças Armadas e deter a "ameaça comunista" que, segundo eles, pairava sobre o Brasil.
Uma ideia fundamental para os golpistas era que a principal ameaça à ordem capitalista e à segurança do país não viria de fora, através de uma guerra tradicional contra exércitos estrangeiros; ela
...