Fundamentos Das Políticas Sociais
Trabalho Escolar: Fundamentos Das Políticas Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sumaira2527 • 10/6/2014 • 5.450 Palavras (22 Páginas) • 357 Visualizações
Universidade Anhanguera
Graduação em Serviço Social
Disciplina de Fundamentos das Políticas Sociais
Prof.ª Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Atividades Práticas Supervisionadas de Fundamentos das Políticas Sociais
AUTORES:
Angela Aparecida Benício RA: 2307328146
Angela Cardoso Ferreira RA: 2330429958
Gislene Sumaira da Silva RA: 2305302407
Roseclair Cândida Bonifácio RA: 2330436929
Vanessa Candido de Souza RA: 2321377245
Polo de Ribeirão Preto - SP
Setembro de 2012
Fundamentos das Políticas Sociais
Política, termo abrangente, complexo, significa:
1. Ciência do governo das nações.
2. Arte de regular as relações de um Estado com os outros Estados.
3. Sistema particular de um governo.
4. Tratado de política.
5. Modo de haver-se, em assuntos particulares, a fim de obter o que se deseja.
6. Esperteza, finura, maquiavelismo.
7. Cerimônia, cortesia, civilidade, urbanidade. (Web Dicionário, dicionário on-line da língua portuguesa, significado de Política).
A maioria de nós não tem consciência disso e nem mesmo gosta desta palavra quando a ouve ou sabe seu real significado, pois é um termo muito abrangente, mas fazemos Política desde ao sermos apresentados à luz do mundo, quando ao nascer e através do primeiro choro reivindicamos cuidados tais como conforto e alimento. Política é fundamental na vida de todos, pois através dela é que nossa vida é construída.
A palavra Política vem do grego “politikós” e inicialmente se referia a tudo que era urbano, civil e público. Seu significo foi amplamente expandido através da obra do filósofo Aristóteles (384-322 a. C), intitulada Política. Obra primeira sobre a natureza, funções e divisão do Estado, das instituições que controlam e governam um país e também sobre as várias formas de governo, tornando-se então a arte ou a ciência de governar. Ao longo dos tempos passou a designar obras dedicadas ao estudo das atividades humanas que de algum modo se referem ao Estado. Nos dias de hoje passou a designar as atividades e práticas relacionadas ao exercício do poder de Estado e o termo Política foi substituído por expressões tais como “ciência política”, “teoria do Estado”, entre outros. Fazemos política quando reivindicamos nossos direitos de cidadãos, quando votamos nos políticos e quando cobramos deles o cumprimento de seus projetos que visam melhorias na qualidade de vida do povo. O termo também é utilizado no setor privado no que se refere à organização e administração da empresa. Política familiar são as regras que cada uma emprega ao constituí-la.
As sociedades capitalistas tem seu modo de produção fundamentado na desigualdade e na exploração da força de trabalho, gerando duas classes antagônicas: uma classe trabalhadora que vende sua força de trabalho e uma classe burguesa que é dona dos meios de produção e detém o poder político e econômico, ditando assim toda a vida social e onde a política praticada é de acordo com os interesses desta. Ainda que numa sociedade capitalista democrática, alguns pontos são decididos de forma coletiva, desde que não interfiram substancialmente no modo de produção (Machado Ednéia M.; Kyosen, Renato O.).
Diante deste quadro de exploração, exclusão da grande maioria da população a direitos básicos, devido ao modo de produção capitalista, Política para o profissional Assistente Social é garantir e efetivar direitos.
A Questão social existe em qualquer lugar do mundo. O filme sobre o líder espiritual Gandhi retrata a Índia lutando por sua independência do domínio inglês.
Uma das questões abordadas no filme é a luta pela conquista de direitos para a minoria. Na África do Sul, Gandhi dá voz à minoria hindu, mobilizando os trabalhadores a desafiar as autoridades britânicas contra o sistema social vigente baseado na desigualdade, utilizando-se como forma de protesto a desobediência às leis inglesas, mobilização das massas baseadas na prática da não violência, totalmente contrário às ações terroristas na luta para conquista de direitos.
Outra questão social levantada no filme é a pobreza da grande maioria da população e uma pequena minoria rica e dominante. Em sua volta à Índia, colônia da Inglaterra, viaja pelo país e conhece o alto grau de pobreza das castas mais baixas e as desigualdades advindas da estrutura social baseada no sistema de castas, o que não ocorre com a minoria das castas altas, que vivem no luxo e na ostentação. Aos poucos, de forma pacífica e com palavras motivadoras une e mobiliza os diversos povos da Índia, hindus, siques e muçulmanos a lutarem pela independência do país. Os movimentos de recusa dos camponeses em pagar os impostos, igualdade para as mulheres, a recusa à bebida alcoólica, o boicote ao tecido inglês, a marcha do sal, levaram a criação de políticas reformadoras, desmoraliza a dominação inglesa e abre as portas para a formação do Estado independente indiano, dividido em Índia e Paquistão.
Em comparação com o Brasil podemos citar a questão da pobreza de boa parte da população que devido ao sistema econômico capitalista feroz que priva seu povo de condições básicas adequadas para a garantia da vida como a alimentação, moradia, saúde, moradia, educação, entre outros direitos, direito de todos e dever do Estado, como garante a Constituição. Em comparação com as altas castas indianas, temos uma pequena minoria dominante, a classe detentora dos meios de produção que luta politica e economicamente para que esta situação nada se altere.
Podemos citar também a luta das mulheres pela igualde de direitos, maior participação em vários setores da sociedade, direito a não sofrer nenhum tipo de violência, seja ela de ordem psicológica, sexual ou física, nenhum tipo de discriminação sejam elas de gênero, raça, salarial, por serem mães, entre outras. Muda-se o local, a cultura, mas as questões que afligem a população são as mesmas ou parecidas.
Cabe
...