Fundamentos Das Políticas Sociais
Trabalho Universitário: Fundamentos Das Políticas Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ednacampos • 5/11/2014 • 2.055 Palavras (9 Páginas) • 235 Visualizações
Políticas Sociais no Brasil
As políticas Sociais no Brasil começaram a surgir no início do século XX e existia somente como uma alternativa para conter os conflitos existentes entre a classe dominante e a classe dos trabalhadores, a fim de harmonizar essas relações, e não com o intuito de gerar o bem estar social. A implantação das políticas Sociais no Brasil se deu em um processo lento, estas foram constituídas por meio de muita luta e reivindicação da classe dominada, alcançando assim um mínimo de condições para atender suas necessidades básicas para uma vida com mais dignidade.
Falar de assistência Social no Brasil não é tarefa fácil, porque vários são os preconceitos e ideias equivocadas que ainda cercam essa matéria, embora esse tipo de assistência seja um fenômeno tão antigo quanto a humanidade e esteja presente em todos os contextos sócio – culturais, pouca ainda são as contribuições teóricas que ajudam a melhor precisá-lo do ponto de vista conceitual e político estratégico, isso significa que a assistência social tem sido sistematicamente negligenciada. As políticas Sociais tiveram seu reconhecimento maior no contexto internacional após a segunda Guerra Mundial com a instalação do Estado do Bem Estar Social, sendo focalizadas na classe trabalhadora, dos quais necessitavam para a reconstrução do Estado e estabilização da economia .
Atualmente no Brasil está em constante desenvolvimento econômico, o que é de muita importância para o país, mas em se tratando de desenvolvimento social, ele não evolui na mesma proporção, muito pelo contrário, a exploração da força de trabalho por parte das indústrias capitalistas, as quais só pensam em acelerar o ritmo de profusão visando somente os lucros, só contribui para o aumento da desigualdade Social.
Fundamentos e Histórias
De acordo com alguns estudiosos no assunto, seu início foi marcado, no final do século XIX com a criação e multiplicação das primeiras legislações e medidas de proteção Social. Após a segunda Guerra Mundial, com a construção WELFARE STATE nos países da Europa Ocidental como o plano Beveridge – Inglaterra 1942 e com os diversos padrões de proteção Social.
O que de fato, se tem como registro histórico, é que, a preocupação no bem-estar na sociedade, ou o que fazer com os menos favorecidos, os considerados pobres. O papel do Estado nesse processo, remota há muito tempo atrás, alguns fatos históricos nos comprova essa trajetória de acontecimentos, tais como: a decadência da sociedade feudal e da lei divina entre os séculos XVI e XVII discutindo sobre o papel do Estado.
Com o Liberalismo, a maneira de pensar a economia e a sociedade surge também, o desejo de romper as amarras entre o mero e aristocracia ou o Estado Absoluto, a visão social do mundo do liberalismo, adequava-se ao papel revolucionário da burguesia que Marx tão bem explorou em seu livro. “O Manifesto do Partido Comunista”.
Com o Neoliberalismo, o desemprego estrutural tende para o aumento de programas sociais, as demandas do capital dos superlucros apontam para a diminuição dos gastos sociais. Tendo como resultado, um processo conflituoso de negociações e luta de classes e seus segmentos, que se colocam em condições desiguais nas arenas de negociação disponíveis no Estado democrático de direito, o que leva a conflitos também extras institucionais.
O significado da palavra Política
Arte de centralizar, comandar e gerenciar as massas, fazendo uso de vários recursos para fazer e criar o seu domínio sobre o destino das nações ou países. A Política faz guerras com o objetivo de manipular ou ludibriar o povo para impelir suas ordens e ideologia.
Política no Brasil.
O PAPEL DO EDUCADOR SOCIAL
O Educador social constitui-se de um conjunto de práticas Educativas que, articuladas e integrada ao atendimento Psicossocial e ao atendimento Sócio Jurídico, tem por objetivo restituir direitos da criança e adolescentes e famílias em situação de violência sexual, promover consciência crítica em relação aos fatores que produzem a violência e mobilizar a sociedade para a crítica e a transformação dessa realidade.
O que é política na visão do profissional da ASSISTÊNCIA SOCIAL
Política um posicionamento em favor da equidade e Justiça Social, o Assistente Social não se pauta pela defesa de interesses específico de uma profissão ou de um segmento.
QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL COM BASE NAS ANOTAÇÕES DESTACADAS DO FILME: “GANDHI”, COM DIREÇÃO DE RICHER ATTENBOROUGH
O Filme de Richar Attenborough retrata a vida de Gandhi desde sua juventude. Jovem Idealista e Advogado Indiano, por ser um advogado, conhecia bem os direitos que todos merecemos. Um magnífico trabalho produzido nos anos 80.
A história de um líder espiritual que falava por milhões de Indianos que não tinham voz, ele se levanta dando ânimo ao povo lutando por Justiça, mesmo que com isso lhe custasse a vida.
Nos dias de hoje não é diferente o filme retrata naquele tempo o que é a causa de todo conflito a pobreza. Quando o personagem relata que a pobreza é a pior violência.
"A pobreza não é um acidente assim como a escravização e o Apartheid, a pobreza foi criado pelo homem e pode ser removida pelas ações dos seres humanos". (NELSON MANDELA).
São os Direitos Sociais:
Educação - O Brasil ocupa o 53° lugar em educação entre os países avaliados, e mesmo com o programa social que deu incentivo a matricula de 98% de crianças entre 6 a 12 anos, 731 mil ainda estão fora da escola. (Brasil Escola)
No que se pode observar, nos países desenvolvidos é dada a devida importância para a educação enquanto que no Brasil a educação anda em segundo plano ,o que se torna preocupante porque o futuro é sem perspectiva positiva ,comprometendo tanto o desenvolvimento do intelecto de nossas crianças ,que chegam ,a fase adulta sem um formação adequada
...