TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRUPOS SOCIAIS E ORGANIZAÇÃO SOCIAL

Casos: GRUPOS SOCIAIS E ORGANIZAÇÃO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  2.534 Visualizações

Página 1 de 7

1º SEMESTRE ADMINISTRAÇÃO

GRUPOS SOCIAIS E ORGANIZAÇÃO SOCIAL

GRUPOS SOCIAIS

Na Sociologia, considera-se que os grupos sociais existem quando em determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns, assim como sentimentos de identidade grupal desenvolvidos através do contato contínuo. Estabilidade nas relações interpessoais e sentimentos partilhados que pertença a uma mesma unidade social são as condições suficientes.

CLASSIFICAÇÃO DOS GRUPOS SOCIAIS

GRUPOS PRIMÁRIOS

São aqueles em que as pessoas ficam se conhecendo intimamente como personalidades individuais, por meio de contatos sociais que são íntimos, pessoas e totais, porque envolvem muito da experiência de vida de uma pessoa. Os grupos são pequenos e os relacionamentos tendem a ser informais e descontraídos. Os membros do grupo se interessam uns pelos outros como pessoas e compartilham numerosas atividades e interesses. De um modo geral, seus membros são insubstituíveis. Exemplos: o grupo de amigos, a “panelinha”.

Os grupos sociais primários são importantes em vários sentidos, mas principalmente por serem fundamentais na formação da natureza social e dos ideais do indivíduos. Psicologicamente, o resultado da associação intima e uma certa fusão das individualidades em uma totalidade comum o grupo.

Na definição dos grupos primários devemos considerar, principalmente: o tamanho pequeno, a ocorrência de profunda intimidade emocional e algum tipo de organização, a formação de uma subcultura própria e entender que em seu seio irão se desenvolver importantes relações psicológicas. Os grupos primários servem como agentes de socialização e controle social. Fornecem afeição e suporte emocional ao indivíduo e o mantem dentro das normas aceitas pelo grupo, que de um modo geral se identificam. Mesmo nas estruturas sociais mais complexas ocorrem os grupos primários. Nos grupos primários, os contatos são predominante pessoais, visando a uma convivência estreita e integral entre seus membros. Sem nenhuma dúvida, o principal grupo primário e a família, por ser o primeiro na vida do indivíduo e pelo papel de desempenha no processo de socialização. Mesmo nas estruturas sociais mais complexas ocorrem os grupos primários.

GRUPOS SECUNDÁRIOS

Os grupos secundários estão orientados em função dos objetivos; o resultado da tarefa para qual o grupo se propõe e prioritário. Nos grupos secundários, os contatos sociais são impessoais, limitados, não permanentes e suas reuniões tem um objetivo prático e determinado. O tamanho do grupo e flexível e seus membros são substituíveis. Exemplos: um sindicato, uma sociedade de amigos de Barrio, um centro acadêmico, a relação comprador e vendedor em qualquer loja, empresa e partidos políticos. Nos grupos secundários predominam as maneiras de controle social formais, entregue a pessoas ou instituições especializadas.

A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS SOCIAIS

A importância dos grupos sociais para o ser humano começa com seu nascimento. O homem nasce em um grupo social e ao longo de toda a sua vida devera interagir com inúmeros grupos sociais. O grupo social com que tem contato e a família, que lhe transmite a língua os valores e a cultura de sociedade a qual pertence. Com o seu crescimento, outros grupos entrarão na sua vida tornando-o cada ver mais um ser social. O processo de socialização que tornara o indivíduo único e, ao mesmo tempo, integrado na sociedade, ocorrera dentro dos grupos sociais aos que pertencerá, independentemente de sua vontade: a família e a classe social, por exemplo.

Assim, o estudo dos grupos sociais é dos mais importante em sociologia, pois e a parte decisiva do processo de socialização de forma personalização individual, as quais tornam a humanidade única, mas composta por bilhões de indivíduos deferentes que integram conjuntos perfeitamente idênticos de indivíduos, os quais se agrupam de modos diversos e tem consciência de pertencer a um grupo – grupo este dotado de uma personalidade social diferente do indivíduo, que, no entanto, se identifica com ele.

Essa característica integradora dos grupos sociais, dando um sentido de “pertencimento” a numerosas pessoas, que deste modo se sentem seguras perante outras, e um dos aspectos que mais fortalece a importância dos estudos dos grupos.

Por outro lado, os grupos sociais, principalmente as organizações gozam de uma certa autonomia em relação aos indivíduos isolados que os compõem, de tal modo que podemos considera-los agentes sociais autônomos.

DIFERENÇA ENTRE GRUPOS, AGREGAÇÃO E CATEGORIAS

GRUPOS

Esta palavra está associada a indivíduos que são colocados juntos porque compartilham as mesma características. A Definição mais aceita de grupo social e a de que e “qualquer número de pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com